Seguidores

domingo, 22 de julho de 2012

A CRIANÇA INTERIOR

CRIANÇA INTERIOR

A criança que existe dentro de nós é frágil, 
mas muito ativa,
e interpreta nossas experiências antes 
mesmo de termos
consciência delas.

 É essa criança que pode ter medo de novos
lugares, pessoas desconhecidas, 
situações estranhas.
Ela precisa de atenção, um cuidado que
 talvez não tenha recebido
no passado. 

Podemos segurar na mão dela, persuadí-la,
garantir que não será abandonada. 
Ela não precisa se intimidar
com lugares novos, pessoas que não 
conhece ou situações estranhas.
É incrível a força que adquirimos 
quando nos damos carinho,
quando tomamos conhecimento 
da criança assustada que temos
dentro de nós e a abraçamos. 
proporcionando-lhe segurança.
Não enfrentamos nada sozinhos. 
Juntos, enfrentamos tudo.

VALORIZE OS MINUTOS

TRANQUILIDADE
Comece o dia na luz da oração. 
O amor de Deus nunca falha. 
Aceite qualquer dificuldade sem discutir. 
Hoje é o tempo de fazer o melhor
Trabalhe com alegria. 
O preguiçoso, ainda mesmo quando se mostre num pedestal de ouro maciço é um cadáver que pensa. 
Faça o bem quanto possa. 
Cada criatura transita entre as próprias criações. 
Valorize os minutos. 
Tudo volta, com exceção da hora perdida. 
Aprenda a obedecer no culto das próprias obrigações. 
Se você não acredita na disciplina, 
observe um carro sem freio. 
Estime a simplicidade. 
O luxo é o mausoléu dos que se avizinham da morte. Perdoe sem condições. 
Irritar-se é o melhor processo de perder. 
Use a gentileza, mas, de modo especial 
dentro da própria casa. 
Experimente atender aos familiares como 
você trata as visitas. Em favor de sua paz conserve fidelidade a si mesmo. 
Lembre-se de que, no dia do Calvário, 
a massa aplaudia a causa triunfante 
dos crucificadores, mas o 
Cristo solitário e vencido era a causa de Deus.
(Fonte: Livro – Renascer)

UM SONHAR CORRETO

SONHAR
Existem pessoas que só sonham enquanto dormem, por outro lado, conheço as que sonham de várias outras maneiras: Acordadas, lúcidas, planejadoras, conscientes e, sim… também ao dormirem. Qual a diferença entre elas?
As que apenas sonham dormindo correm o sério risco de já não sentirem vontade de viver. São pessoas que muito provavelmente, foram adestradas por seus pais, pelo meio em que vivem, ou foram ignoradas, deixadas de lado, durante o seu período de formação. Elas devem ter ouvido muitas vezes: “Já te disse: não é assim que se faz. Não repita mais isso… siga as minhas instruções”. São pais sem a mínima noção acerca da individualidade dos filhos. E do preparo que estes precisam ter para a vida futura. São pais que se esquecem de passar valores, princípios comportamentais, e eles, desta forma, podem se tornar verdadeiros robôs. 
Quem é adestrado não sabe sair de uma situação não prevista. Sofre, se deprime e pode se tornar refém fácil de um traficante. Refém imediato de qualquer droga que lhe seja oferecida. A droga preenche uma falsa ausência. Na realidade, é a ausência do oco. Quando o efeito se vai, o que fica é uma dificuldade maior para se preencher o vazio da mente. Mente oca não sonha. Na primeira dificuldade encontrada em sua caminhada, de relacionamento ou profissional, o filho não sabe como se comportar. Sente medo de tudo e não tem a mínima iniciativa. Já não sonha mais.
Nossas crianças precisam ser PREPARADAS PARA A VIDA. As que sonham só dormindo não sabem que a vida é Causa e Efeito e que sonhar acordado é, e significa, pôr adubo correto em nossa caminhada. Tolher isso de uma criança é crime. Duas palavras contaminam nossos sonhos: Não e Medo. Ambas são maldosamente colocadas em nossas mentes. São verdadeiros “cupins” de nossas ações criativas, de nossos sonhos. Sonhar de dia significa ter conhecimento e sabedoria, que escapam àqueles que só sonham à noite. Neste estágio, sonhar se confunde com planejar. Mas de uma forma vibrante e tranqüila. 
Serena e calma ao mesmo tempo. Um sonhar correto e absoluto. Quem sonha acordado continua vivendo. Cresce, evolui. Sabe distinguir a diferença entre conhecer e saber. Entende que somos o que acreditamos ser. Percebe os acontecimentos à sua volta e cresce com eles. É determinado e não é mais um justificador de seus insucessos. O significado do termo provém de determinar uma ação, ou seja, é a determinação que faz toda a diferença em nossas conquistas tão sonhadas. Quem atinge objetivos jamais se posiciona como vítima e sabe que é refém da energia que ele próprio produz. Sonhar é o combustível da alma, da essência, do SER.
Saul Brandalise Jr.

A AVENTURA DA VIDA

Você tem uma vida de pode ser?
Todos os dias há milhares de tarefas, desde escovar os dentes, ir ao médico, até encontrar o amor da sua vida. Tudo pode acontecer num único dia. Num único minuto. E tudo isso, invariavelmente, acontece no presente. Não no futuro, nem no passado.
Mas nós aprendemos que devemos nos preocupar. Devemos nos preocupar se uma coisa vai ou não acontecer. Viver no presente não é muito fácil, apesar de parecer óbvio. Parece que nossos pensamentos estão sempre preocupados. E o que é a preocupação, senão se ocupar antes com uma coisa que ainda nem existe? É a cultura da preocupação. Vimos os nossos pais se preocupando conosco, com o nosso futuro. Vimos os nossos avós se preocupando com eles e com os nossos pais e conosco. A preocupação passa a ser como um legado que devemos carregar pra sempre, sempre nos preocupando mais e mais.
E as pessoas morrem disso, sabiam? O que é o estresse senão um exagero de um emaranhado de preocupações, muitas vezes sobre coisas que nem existem. Grande parte das nossas preocupações nunca virá a acontecer de verdade e não me diga que é porque você se preocupou com elas. Afinal de contas, o que adianta se preocupar se vai chover ou não? Se tiver que chover vai chover sem ou com a sua preocupação. Encontrar soluções criativas, no caso de uma chuva, por exemplo, é a única coisa que podemos fazer caso ela aconteça de verdade. E digo caso ela aconteça. A tranqüilidade muitas vezes nos assusta, porque parece que vai acabar a qualquer momento, o que não é mentira. Afinal de contas quem é que agüenta tranqüilidade demais na vida?
No fundo isso tem a ver com a nossa necessidade de controlar as coisas, as pessoas e até mesmo os fenômenos da natureza. Queremos manter as coisas sob controle porque isso nos conforta, faz com que nos sintamos mais seguros, mais acomodados nas nossas situações e com isso perdemos o melhor: a aventura da vida. E a aventura da vida é a melhor parte dela. Você acordar sem saber se aquele pode ser o dia em que você vai ganhar na sena, ser feliz, curtir um solzinho gostoso na janela do escritório, que seja. Ser criativo com aquilo que se é e com aquilo que se tem. Preocupar-se só emperra as nossas energias e faz com que as coisas realmente não andem, não funcionem. Você já reparou que quando uma coisa não o preocupa nem um pouco ela invariavelmente tem uma solução agradável e positiva? Vivemos, assim, uma “vida de pode ser” que nada mais é do que um monte de ilusões, coisas que só existem na nossa cabeça e não na realidade.
Pois é, devemos “orar e vigiar” como nos diz a Bíblia, os nossos pensamentos e preocupações. Assim, só assim, poderemos ter a cabeça fresca para que as boas idéias e as boas soluções sempre apareçam. Quando estiver preocupado com alguma coisa tente simplesmente relaxar, esquecer, meditar. Pergunte por que deve ficar preocupado com aquilo de verdade. Pergunte o que de pior pode acontecer naquela situação e sinta como você se sentiria com isso. Banque as suas decisões, esteja do seu lado seja lá o que for acontecer. Abrace a criançinha assustada que existe dentro de você, conforte-a, diga a ela que vocês ficarão juntos e seguros seja lá o que for acontecer com vocês. Posso garantir que é um exercício poderoso para se livrar, definitivamente, das preocupações. O importante é estar no presente, no aqui e agora! Conscientes do que está acontecendo ao nosso redor e não vivendo no piloto automático.
Andrea Pavlovitsch

MANTENHA ESPERANÇA

ESPERANÇA
Gif
Assim como nasce o sol todos os dias alimentando o tojo Perfumado, eternamente, pelas flores Amarelo ouro, canta minha alma todo dia este acalanto, que aquece e ilumina a penumbra ao redor, espantando as sombras para que brilhe mais alto a vida que pulsa em meu coração que entoa: Esperança.
Gif
A esperança é uma emoção ativa, baseada em dados de realidade, e também na transcendência da fé, diferente do otimismo, este bem menos profundo, tendo um aspecto mais mental.
Gif
O otimismo é na maioria das vezes alicerçado pelas ocorrências do cotidiano, se tudo está bem o otimismo floresce, se tudo está ruim o otimismo desaparece.
A esperança caminha de outra forma, quando tudo está ruim ela mantém-se mais forte, e quando tudo está bem, permanece ativa.
Gif
Pode-se dizer que a esperança é tijolo de construção da vida humana, é matéria-prima da vida anímica e matéria viva da nossa existência, por isso deve ser dinâmica, e precisa ser cultivada, alimentada e trabalhada, para que o homem e a mulher ao vivenciá-la atuem de forma a concretizar seus anseios. Com esperança, os dias mais duros e sombrios, que nos ferem como espinhos, são vistos a partir de um cenário interno de bem-estar e de serenidade.
Gif
 Sem esperança, os dias, ainda que ensolarados e prósperos, são cinzentos, arrastados, sem graça, melancólicos e desprovidos de prazer. Torna-se insuportável viver sem esperança… Por isso, aquele que quiser robustecê-la precisa agir, começando por fortalecer também a fé.
Gif
E a fé para ser forte, operante e não se tornar estéril deve se basear na observação calma, paciente e sábia da vida e da natureza, para que transcenda às coisas desse mundo. Pois, quando não é baseada na sabedoria transcendente, ela desmorona com facilidade, transformando-se muitas vezes em ira contra a vida e o Criador.
Gif

No pólo oposto da esperança, há sempre a dúvida, a inquietação da incerteza, que se não for passageira, durando somente o instante saudável da verificação do rumo tomado, destrói o ânimo, inundando a pessoa de inseguranças, pessimismo, depressão, angústia e ansiedade, levando muitas vezes à apatia e a falta de ação focada.
Gif
Para trabalhar essa crença emocional chamada esperança, deve-se também observar a vida na natureza, olhando para o passado para apreciar o presente, aprendendo sobre o tempo, sobre o momento da semeadura, do cultivo, da colheita, das finalizações, e dos recomeços, ciclicamente. Para que surja a visão de futuro, e a compreensão mais clara da vida, usar o recurso da meditação e das preces.

Peça força ao criador,em todos os momentos difíceis, Deus é o único que pode nos socorrer.
Gif

ROSEIRAS

VELHAS ROSEIRAS
Eu já tive milhares de companheiros e colegas.

Dentre eles, fiz centenas de bons amigos.
Mas nem todas as amizades duraram.

Algumas pareciam sólidas como rochas,
mas não resistiram aos tempos
e às circunstâncias.
Assim sobraram poucos amigos de infância,
pouquíssimos amigos de escola,
poucos amigos de adolescência,
poucos amigos de juventude.
E pensar que a gente brincava todos os dias,
via-se todos os dias e não saia da casa um do outro…
De repente, outros afetos, outros amigos,
outros interesses, outro tipo de vida,
longos anos de distância e mil preocupações da vida
nos afastaram totalmente.
Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolá
são amigos de “Bom dia”…
Mas nada acontece.
A gente se respeita e se admira, mas a amizade de infância,
de juventude não volta.
Mudaram eles ou mudei eu?
Ou foi a vida que nos mudou a todos?

Restam algumas amizades fiéis que resistem a tudo…

O que sei é que fiz muitos amigos
e não conservei aquelas amizades.
De bons amigos que éramos, somos hoje bons conhecidos
que se saúdam de passagem e se respeitam.
Às vezes nem isso.
Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado.
E eu digo a mim mesmo:

“Feliz o homem
que sabe cultivar sua roseira!

Talvez não seja tarde…
Roseiras velhas também produzem
rosas lindas e viçosas.

Basta recultivá-las…”

AMIZADE ETERNIZA UMA VIDA

AMIZADE É SENTIMENTO PURO

Amizade é algo que nasce dentro do coração,
é um sentimento puro e leve…
Amizade não é cobrança, é confiança. Amizade não se define com palavras, se define com emoção.
Amizade não te leva a sofrer, não decepciona…

Amizade traz carinho, afeto, amor.
Amizade não se mostra só em um sorriso, e sim nas lágrimas.
Amizade não é feita só de momentos bons,
mas sim de momentos difíceis que a gente divide.

Amizade não começa por acaso, é destino.
Amizade se descobre todo momento, nas pequenas coisas.

Amizade não está perto somente quando você precisa, porque está perto sempre.
Amizade não engana, não finge, não desaparece, não deixa de existir.
Amizade sempre cresce, ela é parte de nossas vidas, é o que nos completa no caminho.

Amizade não é sentimento finito, é eterna.
Amizade começa antes mesmo de nos conhecermos em carne e osso, ela é do Espírito.
Amizade não termina com a morte, ela renasce pra ser ainda mais forte…
Nunca pense que perdeu uma amizade, pois se perdeu não era amizade.
Gif