Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

QUANDO CHEGA O MOMENTO DA PARTIDA

A Partida



Há sempre um momento na vida, em que 
a dor e o contentamento se confundem, se sobrepõe e se fundem.
É a vida nos ensinando, na dor e na alegria do filho que parte...

Desejas partir, 
Então, 
Deixa-me fazer a tua mala. 
Nela colocarei silêncios, 
Para que cales 
Quando for necessário que ouças, 
E como sei quão árduas 
Serão tuas andanças, 
Deixa-me colocar também 
Muitas, muitas esperanças... 

Deixarei algum espaço 
Para as recordações queridas, 
Aquelas partes 
De nossas vidas, 
Em que te tive no colo, 
Em que me trouxeste orgulhoso 
A prova com nota dez! 

E num espaço adicional 
Levarás o nosso amor, 
Mas se um dia, algum mal, 
Te assaltar, 
Usa esse espaço também 
Para guardar tua dor... 

E, quando teu universo 
Disperso 
For muito mais que um verso; 
Mantém vivo 
O desejo do sucesso... 
E que um dia 
Teu regresso, 
Venha revestido de alegria! 

Quando te fores, 
Leva contigo 
Nossos amores, 
Deixa comigo tuas dores 
Para que não te atrapalhem 
Ao longo dos teus caminhos... 
Antes, rogo para que se espalhem 
Ao teu lado muitos carinhos... 

Mas, se as horas de solidão, 
Forem por demais pesadas, 
Se te sentires traído, 
Se, ao teu lado, 
Ninguém estiver contigo, 
E se de teus olhos 
Rolar a lágrima que cai, 
Saibas que tens para onde retornar, 
Para o ombro amigo 
De teu pai...! 


N. A. Silva.

HOJE É NOSSO PRESENTE

O DIA DE ONTEM
(Paulo Roberto Gaefke) 
Faleceu no inicio desta madrugada, à meia noite em ponto, o "Dia de Ontem", que segundo algumas pessoas, já fora tarde, e para outros, deixou saudades imensas, um gostinho de realização inesquecível.

Para algumas pessoas, o dia de ontem demorou demais para passar, foi longo e tedioso, marcado por momentos de dor e sofrimento, para outros passou rápido demais porque marcou o nascimento de mais uma vida, a descoberta do amor, a possibilidade de um novo emprego, a esperança de uma nova amizade.

O dia de ontem será lembrando por algumas pessoas, pela dor ou pelo amor, mas muitos não conseguem reter sequer uma lembrança do dia, não se lembram sequer o que comeram no café da manhã, outros nem tiveram o prazer de fazer uma refeição. 

Muitos guardarão impressões para sempre, porque o dia de ontem marcou o fim de um antigo relacionamento, a morte de um ente querido, a demissão do emprego tão necessário nessa época, a reprovação naquela prova tão importante, a briga familiar que deixou todos com vergonha de si mesmos, e outros estão dormindo rindo, sonhando com anjos, pois no dia de ontem realizaram um sonho...

No meio dessa notícia da morte do dia de ontem, Deus em sua generosa misericórdia, manda-nos a Boa Nova todos os dias, sempre no primeiro minuto após a morte do dia de ontem: nasce o "Dia de Hoje", onde todos nós, invariavelmente temos a oportunidade de marcar com as nossas atitudes, essa data para sempre, com alegria ou tristeza, com amor ou revolta, com mais trabalho ou preguiça, com desejo de mudar ou conformismo de sempre.

Ai está o nosso presente: o "Dia de Hoje" que se renova em esperanças, na certeza de que somos nós mesmos, os donos do dia, de cada minuto que nos compete trabalhar, e por isso mesmo, o sol que se levanta brilha para todos, mas é preciso que você saia da sombra e o busque para aquecer seu coração para este dia seja mais do que uma lembrança, seja inesquecível e para sempre, o dia mais feliz da sua vida.


NADA DE DESISTIR...LEVANTE!

                                     APRENDENDO NAS QUEDAS
(Letícia Thompson) 
Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos?
O mundo não acaba quando nos enganamos; 
ele muda, talvez, de direção. Mas precisamos tirar partido dos nossos erros.
Por que tudo teria que ser correto, coerente, sem falhas? As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela. Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar! Dói no orgulho, principalmente. 
E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói. Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso.
O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso.
Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente. E nem obrigatoriamente certo. Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo. Às vezes acertamos, outras erramos. 
E somos normais assim.
Então, numa discussão, numa briga, pare um segundo e pense: "E se eu estiver errado?" 
É uma possibilidade na qual raramente queremos pensar. Nosso "eu" nos cega muitas vezes. Nosso ciúme, nosso orgulho e até, por que não, nosso amor. Não vemos o lado do outro e nem queremos ver. E somos assim, muitas vezes injustos tanto com o outro quanto com a gente mesmo, já que nos recusamos a oportunidade de aprender alguma coisa com alguém.
E é por que tanta gente se mantém nessa posição que existem desavenças, guerras, separações. Ninguém cede e as pessoas acabam ficando sozinhas.
E de que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a solidão? Vida é partilha. E não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor no coração. 
Na escola, só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque não sabemos ainda; na vida é exatamente a mesma coisa. Se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, nada vai entrar. E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos? 
Eu duvido.
Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar. Somos bem mais resistentes do que julgamos; a própria vida nos ensina a sobreviver, 
viver sobre tudo e sobretudo.
Nunca duvide do seu poder de sobrevivência! Se você duvida, cai. Aprenda com o apóstolo Pedro que, enquanto acreditou, andou sobre o mar, mas começou a afundar quando sentiu medo. 

Então, afundar ou andar sobre as águas? Depende de nós, depende de cada um em particular. Podemos nos unir em força na oração para ajudar alguém, mas só esse alguém pode decidir a ter fé, força e coragem para continuar essa maravilhosa jornada da vida.




NÃO DEIXE QUE NADA RASURE TEU OLHAR!

SAUDADES!
"Não deixe que a saudade sufoque,

que a rotina acomode, 

que o medo impeça de tentar. 

Desconfie do destino e acredite em você. 

Gaste mais horas realizando 

que sonhando, 

fazendo que planejando, 

vivendo que esperando 

porque, embora 

quem quase morre esteja vivo, 

quem quase vive já morreu." 

*Luiz Fernando Veríssimo*