Seguidores

QUÊ DE MULHER.

              











                                   
    • Aprender sobre nosso corpo e seu funcionamento é muito importante para que possamos controlar as doenças e mantê-lo sadio. 
    • Aqui apresentamos algumas informações básicas sobre o corpo da mulher e sua saúde. 

    • Quando falamos das partes do corpo e das doenças usamos sempre o nome científico, isto é, a forma como os médicos falam, porque sabemos que as mulheres necessitam conhecer esta linguagem para poder entender, ter mais confiança e principalmente ter o conhecimento do que esta acontecendo com seu corpo.



    ÍNDICE

    1. A mulher e os ciclos reprodutivos.
    2. A menstruação.
    3. O aparelho reprodutor
    4. Planejamento familiar.
    5. Os métodos anticonceptivos.
    6. A camisinha masculina.
    7. Dispositivo intra-uterino.
    8. Pílula anticoncepcional.
    9. Laqueadura.
    10. Vasectomia.
    11. Anticoncepcional injetável.
    12. Pílula do dia seguinte.
    13. Diafragma.
    14. Tabelinha.
    15. Geléias espermicidas..
    16. Gravidez.
    17. Gravidez na adolescência.
    18. O parto.
    19. A internação.
    20. A chegada do momento do parto.
    21. Menopausa.
    22. Menopausa não é doença.
    23. Menopausa é tempo de mudanças
    24. Principais doenças femininas.
    25. O câncer de mama.
    26. As doenças sexualmente transmissíveis.
    27. Candidíase.
    28. Tricomoníase.
    29. Gonorréia.
    30. Sífilis.
    31. A mais perigosa é a AIDS.
    32. Cistites.
    33. Aids: a doença mais perigosa.

    1. A MULHER E OS CICLOS REPRODUTIVOS



    Na infância nosso corpo ainda não esta totalmente formado. Durante a puberdade, quando a menina está se tornando uma moça, passamos da infância para a fase adulta. 
    Na mulher a puberdade se caracteriza:

    ¨ pela diminuição no crescimento dos ossos,
    ¨ pelo surgimento dos seios (peitos),
    ¨ pelo surgimento de pêlos no ventre e nas axilas 
    ¨ pelo chegada da menstruação (menarca) e ovulação,
    ¨ pelo aumento do desejo sexual, e
    ¨ por mudanças emocionais.

    A mulher tem um terceiro ciclo, que é o climatério
    (menopausa), quando a menstruação e a ovulação
    terminam. Veremos sobre a menopausa mais adiante


    2. A MENSTRUAÇÃO



    A menstruação começa na metade da puberdade, geralmente entre 11 e 12 anos, ainda que dos 10 até os 18 anos a menina pode ficar menstruada. A menstruação continua até os 49 ou 50 anos, podendo estender-se até os 55 anos. A menstruação não é doença; é algo totalmente normal na vida da mulher e pode ser encarada sem restrições: pode (e deve) tomar banho, lavar a cabeça, comer o que quiser, agir normalmente.

    O ciclo menstrual varia de 20 a 36 dias, sendo que a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias. Geralmente dura de 4 a 6 dias, podendo em algumas mulheres variar de 2 a 8 dias.

    Cada mulher reage de forma distinta quando está menstruada, podendo ocorrer alguns destes sintomas:

    ¨ aumento do desejo sexual;

    ¨ dores no abdome (cólicas);

    ¨ dores nas pernas;

    ¨ dores de cabeça (enxaqueca);

    ¨ mal humor/ irritação/depressão;

    ¨ dores nos seios.

    Esses sintomas são chamados de “síndrome prémenstrual”.





    Todo mês, cada menstruação é sinônimo de sofrimento e muita dor. Uma cólica que deixa de cama e não melhora com medicação alguma. Algumas vezes essa dor se prolonga para períodos entre menstruações ou mesmo durante o ato sexual, principalmente em penetrações profundas.


    Sempre que menstrua, a mulher elimina o tecido que reveste internamente o útero - o endométrio. No entanto, uma parcela desse tecido é eliminada através das trompas, para dentro do abdome da mulher. "Essas células são eliminadas pelo sistema imunológico feminino, mas cerca de 20% das mulheres conseguem efetivar essa eliminação", explica o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira, presidente da Comissão de Laparoscopia da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).




    Estimulado mensalmente pela menstruação, esse tecido vai se alojando e funciona como um ‘corpo estranho’, em constante crescimento no corpo da mulher. A cada mês, ao crescer, ele provoca uma inflamação ao redor de si, o que resulta na sensação de dor no período menstrual


    Conhecida como endometriose, essa doença é normalmente confundida com cólicas menstruais e pode trazer danos irreversíveis à saúde da mulher se não tratada. A doença pode lesar órgãos internos e, em alguns casos, levar à falência dos rins.


    A mulher moderna, que engravida menos e mais tardiamente, menstrua mais vezes ao ano e acaba tendo mais chances de desenvolver a doença. "Pode-se dizer que a menstruação é uma incompetência feminina em engravidar naquele determinado ciclo menstrual. Com o advento das pílulas contraceptivas, a mulher vem menstruando cada vez menos. Mas é importante lembrar que o corpo da mulher não foi programado para menstruar com tanta freqüência e ela acaba pagando um preço alto por isso", explica Marco Aurélio.

    Outro agravante da doença é o alto índice de infertilidade feminina. "Estima-se que entre 40 e 70% das mulheres inférteis o sejam em função de uma endometriose", comenta Marco Aurélio. "Alguns casos podem ser reversíveis, mas é importante que a doença seja diagnosticada o mais cedo possível", complementa o ginecologista Maurício Simões Abrão.


    Segundo o médico, o tempo entre o início das queixas e diagnóstico é de aproximadamente sete anos. "A idade média de diagnóstico na mulher é de 32 anos, mas ela começa a sentir os sintomas cerca de sete anos antes. É senso comum que sentir dores fortes e mensais durante a menstruação é normal e isso acaba fazendo com que o diagnóstico seja tardio", informa Maurício. 





    Importante:

    Se você tem filhas mulheres, perto da puberdade, procure prepará-las para a chegada da menstruação. Explique que é algo normal na vida das mulheres: que não é doença. Fale da importância da higiene pessoal nesse período. E, caso você ou suas filhas apresentarem todos (ou quase todos) dos sintomas listados acima, procure um médico, para se certificar que você ou elas não tenham algum problema maior, como por exemplo, a chamada ‘síndrome pré-menstrual’. Lembre-se que esse problema, bem como outros problemas menstruais, podem ser tratados e a mulher viver a menstruação normalmente.




    3.O APARELHO REPRODUTOR




    O sistema reprodutor feminino tem além da função de produção de óvulos pelos ovários, o fornecimento de um local apropriado para a fecundação e para a implantação do embrião. 


    A fecundação normalmente ocorre nas trompas de Falópio (Tuba uterina), podendo ocorrer as vezes a nível uterino.








    4.PLANEJAMENTO FAMILIAR


                                                                 

    O que significa?

    ¨ É uma forma que o casal encontra para organizar o crescimento da sua família.

    ¨ Fazendo isto o casal terá condições de ter apenas o número de filhos que poderá criar, sendo possível dar a eles melhores condições de vida.

    A responsabilidade do planejamento familiar é do casal, para isto ele precisa conhecer os vários métodos que podem ser utilizados para evitar a gravidez indesejada.

    Existem vários métodos de evitar a gravidez, todos eles voltados para o planejamento familiar, de maneira que o casal possa ter seus filhos no período que desejar. Cada método de contracepção (evitar a gravidez) tem suas vantagens e desvantagens. Um método é mais seguro quando usado corretamente; em caso de dúvidas, procure o posto de saúde de seu município.


    5.OS MÉTODOS ANTICONCEPTIVOS

    Relacionamos a seguir os métodos mais utilizados, com suas propriedades, vantagens e desvantagens. 

    Métodos considerados muito seguros são:

     
    ¨ Camisinha do Homem;


    ¨ Dispositivo Intra-ute-rino
    (Diu);
    ¨ Pílula Anticoncepcional;
    ¨ Pílula do dia seguinte;
    ¨ Anticoncepcional injetável;
    ¨ Camisinha da mulher;
    ¨ Vasectomia;
    ¨ Ligadura de Trompas.
    Métodos considerados pouco seguros:
    ¨ Tabelinha;
    ¨ Diafragma;
    ¨ Geléias Espermecidas.

    6. A CAMISINHA MASCULINA
    A camisinha é um método para ser utilizado pelo homem no
    momento da relação sexual. É uma capinha de borracha fina,
    porém resistente, que se coloca sobre o pênis. Ela evita a gravidez, impedindo que os espermatozoides penetrem na vagina da mulher. Use a camisinha apenas uma vez. Jogue fora depois de usada.

    Vantagens: não faz mal a saúde; oferece segurança quando usada corretamente e, principalmente, quando combinada com o uso de espermicida; protege contra as doenças venéreas; faz com que o homem divida com a mulher a responsabilidade com o planejamento familiar; contribui para a prevenção de doenças venéreas, tais como a AIDS.

    Desvantagem: alguns homens reclamam de desconforto na relação sexual.

    7.DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU)
    É uma pequena peça de plástico flexível com cobre que, colocada por um médico, dentro do útero, impede a gravidez.
    Vantagens: é um método seguro que, com acompanhamento médico, pode ser usado até oito anos. Não interfere no ato sexual, é um método reversível, isto é, pode ser retirado a qualquer momento. É um método altamente eficaz. 

    Desvantagens: é raro, mas pode haver rejeição por parte
    do organismo, pode ocasionar efeitos secundários como:
    maior sangramento e cólicas.


    8.PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
    As pílulas anticoncepcionais são comprimidos feitos com substâncias químicas semelhantes aos hormônios da mulher, que impedem a ovulação, evitando a gravidez. Deve-se tomar um comprimido por dia, na mesma hora, durante um período de 21 dias. 
    A pílula só deve ser tomada com prescrição médica. Só o médico pode avaliar qual o tipo adequado. Uma marca pode servir para uma mulher e não servir para a outra. A pílula não deve ser tomada por mulheres: grávidas ou com suspeita de gravidez; fumantes; com menos de 16 e mais de 35 anos; que estejam amamentando (pode secar o leite). Também não deve ser usada por mulheres com pressão alta e outras doenças do coração; que tenham sangramento fora do período menstrual; que possuam varizes; que tenham fortes enxaquecas; convulsões; diabetes; glaucoma; que estão operadas ou vão se operar. Deve-se evitar tomá-la por mais de 5 anos (mesmo não contínuos).

    Vantagens: Segurança, quando tomada corretamente. 

    Desvantagens:Como é um produto químico, só funciona se a mulher seguir exatamente as instruções do médico, isto é, não pode esquecer de tomá-la durante o período prescrito, caso contrário, corre-se o risco de engravidar. Também, em
    todas as mulheres sentem-se bem com o seu uso. 

    9.LAQUEADURA


    A laqueadura das trompas é uma das principais indicações da laparoscopia ginecológica.
    A laqueadura é uma operação de esterelização que se realiza na mulher, com a finalidade de evitar definitivamente a pos-sibilidade da gravidez. A laqueadura é a amarração ou ligadura de trompas. Essa operação é irreversível e só deve ser feita em casos de indicação médica, em que haja risco de vida para a mãe ou para a criança.



    É um procedimento relativamente simples e com poucas complicações.


    A laqueadura por vídeo deve ser realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral devido ao uso do gás carbônico intra abdominal, e que tem a duração de apenas 1 hora. A paciente realiza o procedimento cirúrgico e recebe alta no mesmo dia.



    Na laparoscopia, a laqueadura é realizada da seguinte maneira: apreensão, coagulação (queimar), secção (cortar) e sutura da ponta mais próxima ao útero (amarrar). Todos esses passos são realizados para que o risco de recanalização seja pequeno.






    Segundo a legislação brasileira, a laqueadura pode ser realizada em mulheres com mais de 26 anos ou com mais de 2 filhos vivos, com sua assinatura de concordância e do parceiro.

    É muito importante a conversa com o médico ginecologista para sanar todas as eventuais dúvidas que possam surgir antes da realização da laqueadura.



    RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
    A esterilização deve ser indicada pelo médico para mulheres que tiveram grandes riscos na gravidez e nas seguintes condições:
    • ¨ que fizeram mais de três cesarianas;
    • ¨ com doenças graves no coração;
    • ¨ com diabetes grave;
    • ¨ com problema de RH negativo e gestações anteriores
    • sem os devidos cuidados;
    • ¨ com pressão muito alta;
    • ¨ com problemas renais;
    • ¨ com problemas pulmonares.

    • Em qualquer destes casos, a decisão final caberá sempre a mulher. O médico deve ajudar dando informações sobre os riscos e as conseqüências, discutindo a possibilidade de usar outros métodos.
    10.VASECTOMIA


    A vasectomia é uma operação que se realiza no homem com a finalidade de evitar a gravidez. É uma operação feita nos órgãos genitais do homem que fecha a passagem da saída dos espermatozóides. Fechando a sua saída, o homem continua expelindo um líquido, o sémem, que não conterá os espermatozóides e, portanto, não fecundará a mulher. Após a vasectomia o homem continua, normalmente, a ter desejo sexual, ereção e ejaculação. Recomendações importantes


    Deve-se pensar muito antes de realizar a operação de vasectomia, pois a mesma é irreversível. Após a operação é recomendável o uso da camisinha por 2 meses, pois leva algum tempo para que os espermatozóides que estão no canal do pênis sejam eliminados.


    Estudo realizado com homens de baixa renda entre 25 e 45 anos mostra que eles não relacionam uso de preservativo com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e deixam de usá-lo após adotarem o método anticoncepcional. Embora os homens possam usar a vasectomia como método contraceptivo, estudo realizado pela enfermeira Flávia Ribeiro Manhoso mostra que a técnica é escolhida na maioria dos casos devido a problemas com a saúde da mulher. A pesquisa também aponta que os homens não se preocupam em usar preservativo após a vasectomia, o que aumenta o risco do contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a aids.





    11.ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL


    O método anticoncepcional injetável é seguro


    É considerado um método simples e seguro. Consiste em uma injeção de hormônios, aplicada na mulher que pode ser tomada uma vez por mês ou de três em três meses, a mulher escolhendo com o seu médico o que achar melhor.

    Esse é um método que pode ser usado por mulheres que

    não se dão bem com o uso da pílula.

    Alguns médicos não gostam de recomendar este método porque há suspeitas de que ele diminui o desejo sexual nas mulheres.


    12.PÍLULA DO DIA SEGUINTE



    Esse é considerado um método para casos de emergência. É indicado para mulheres que foram vítimas de estupro ou fizeram sexo sem usar nenhum tipo de método anticoncepcional. 

    A pílula do dia seguinte deve ser usada até 72 horas após o ato sexual. Procure o médico no posto de saúde o mais rápido possível. Se a mulher não tiver acesso a esta pílula, ela pode tomar dois comprimidos de qualquer anticoncepcional nas primeiras 24 horas após o ato sexual e depois tomar mais dois comprimidos com intervalos de 12 horas entre cada um, que faz o mesmo efeito.


    13.DIAFRAGMA

    O diafragma é uma capinha de borracha bem fina, que a mulher coloca, ela mesma, no fundo da vagina, antes da relação sexual, tapando assim o colo do útero. Ele impede  que os espermatozóides do homem penetrem no útero da mulher. 

                                            

    Deve ser usado junto com um espermicida, para garantir maior segurança. É recomendável que o início do uso do diafragma seja orientado por “um profissional da saúde”. Após o uso, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro, secado com um pano macio, polvilhado com maizena, em seguida, deve ser guardado na caixinha longe do calor e da luz. Nos casos da borracha enrugar ou quando estiver fora do prazo recomendado, o mesmo deve ser trocado imediatamente.

    Vantagens: Não faz mal a saúde e ajuda a mulher a conhecer melhor o seu próprio corpo.

    Desvantagens: Não é totalmente seguro e exige disciplina.




    14.TABELINHA

                                              
    É um método que exige que a mulher conheça seu ciclo menstrual. Só assim ela terá condições de saber o período fértil ou seja, aquele em que poderá ficar grávida. Tabelas prontas não são seguras. A tabela de uma mulher não serve para outra, pois cada uma tem o seu ciclo menstrual. Como proceder: Utilize um calendário para marcar todo o mês o início do seu ciclo menstrual. Não confunda o dia do ciclo menstrual com o dia do mês. Para melhor esclarecimento, marque no calendário o primeiro dia da sua menstruação durante seis meses e depois mostre ao seu médico. 
    Vantagens: Não prejudica a saúde, ensina a mulher a conhecer o comportamento do corpo.

    Desvantagens: Requer um período longo para começar a ser usado; exige disciplina e responsabilidade da mulher e do homem; não serve para as mulheres com ciclo menstrual irregular. Não é um método seguro.

    15. GELÉIAS ESPERMICIDAS

    É um produto para ser usado na vagina antes da relação sexual. As geléias espermicidas contém produtos que matam os espermatozóides, evitando assim a gravidez.
    Os espermicídas podem ser usados sozinhos, mas são mais seguros quando usados com outros métodos (camisinha, diafragma, tabela). Ao utilizar o espermicida, não se deve fazer lavagem vaginal pelo menos até 8 horas após a relação sexual. 


    Vantagens: É um método simples e pode ser associado a outros métodos.
    Desvantagens: É considerado pouco seguro.

    16.GRAVIDEZ


    Ao descobrir que está grávida a mulher tem que tomar certos cuidados com sua saúde e com o bem estar do bebê. A primeira coisa a fazer é procurar um posto de saúde ou hospital para começar a fazer o pré-natal. A maioria dos municípios da região do Pró-Gavião tem programas de atendimentos a gestante. O pré-natal é muito importante para a saúde da mulher e do seu filho, pois é através do  acompanhamento médico que ela poderá evitar qualquer tipo de complicação.
     

    Outro cuidado é com a alimentação. Se possível coma muitas frutas, verduras (em especial as de folhas verdes), leite, queijo, carnes (em especial fígado), peixes, ovos, cereais (aveia, germe de trigo, levedura de cerveja, milho) e muita água. Beba de 6 a 8 copos de água diariamente. 

    Evite doces e massas (pão, macarrão e produtos feitos com farinha) para não engordar muito. Nunca tome qualquer tipo de remédio sem recomendação médica pois é muito perigoso para você e seu bebê.


    17.GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA




    A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
    A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

    Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.


    Todos sabemos que cada vez mais, cresce o número de meninas que ficam grávidas muito cedo, mas poucos sabem as consequências dessa gravidez para as mulheres com menos de 19 anos. No Brasil, milhares de meninas adolescentes morrem em consequência de aborto, gravidez, parto e pós-parto. Isso acontece, em grande parte, porque elas demoram para começar o pré-natal e porque esse atendimento é muito ruim nos postos de saúde e hospitais da rede publica. A gravidez prejudica o corpo imaturo das meninas e ainda atrapalha seu crescimento. Isso tudo sem contar que muitas são obrigadas a deixar a escola ou o trabalho para cuidar do filho.


    O que fazer para evitar a gravidez na adolescência:


    ¨ orientar os jovens sobre os riscos da gravidez;

    ¨ alertar, esclarecer, orientar sobre a educação sexual;

    ¨ entender o direito dos jovens a uma vida sexual ativa e orientá-los a exercer esse direito com responsabilidade;

    ¨ assegurar aos jovens (mulheres e homens) informações e acesso aos métodos anticoncepcionais;

    ¨ conversar sempre sobre os prejuízos de uma gravidez na vida dos jovens.

    ¨ Informar sobre a necessidade do uso da camisinha nas relações sexuais.
    ¨ O que fazer em caso de gravidez na adolescência:
    ¨ Oferecer todo o apoio necessário para que a jovem não abandone os estudos;
    ¨ Procurar imediatamente um médico;
    ¨ Garantir o acesso ao pré-natal;
    ¨ Ficar atento para qualquer sintomas de doença (inchaço, pressão alta, mudanças de cor e quantidade na urina);
    ¨ Garantir uma alimentação com carnes, ovos, fígado e beterraba para evitar a anemia;

    18.O PARTO


        O parto é um fato natural para a maioria das mulheres. É um processo de saúde. Não deve ser tratado como doença, nem como uma cirurgia, ou internação. Alguns dias antes do parto, o bebê desce na barriga. Você percebe que a barriga fica mais baixa, você respira melhor, sente vontade de urinar com mais freqüência e pode sentir um certo peso na região baixa do ventre. Com maior freqüência, sua barriga fica mais tensa e endurecida. São as contrações que, com a aproximação do parto, vão ficando mais fortes, mais duradouras, mais freqüentes e regulares.





     Você está entrando em trabalho de parto.

    O problema das vagas em maternidades.
    Durante o pré-natal é bom conversar sobre este assunto com
    o pessoal do serviço de saúde.
    É importante saber qual a maternidade ou maternidades a que você tem direito, onde ficam, se existe algum tipo de acerto entre o serviço de pré-natal e o hospital para que você seja encaminhada, qual a qualidade do atendimento etc. Se puder faça uma visita para conhecer o local, informar-se sobre as exigências, as vagas, como chegar lá, etc.

    Quando ir ao Hospital (ou Maternidade)?


    ¨ Se durante 12 horas seguidas você não sentir a criança se mexer.
    ¨ Se tiver sangramentos
    ¨ Se tiver perda de líquido pela vagina, que pode ser devido ao rompimento da bolsa das águas.
    ¨ Quando as contrações se repetirem com a mesma freqüência (o mesmo intervalo de tempo), no mínimo a cada dez minutos. 
    ¨ Se for seu primeiro parto, você terá bastante tempo até que as contrações aumentem e ocorra a dilatação(abertura) do colo do útero. 


    Não sendo o primeiro parto, a dilatação ocorre mais rapidamente e o parto, provavelmente, acontecerá em algumas horas.

    ¨ Para Evitar Pressa E Nervosismo Nesta Hora, É Importante Ter Suas Coisas Preparadas Para Levar À Maternidade. 
    Evite Levar Coisas Inúteis.
    ¨ Não Esqueça De Levar Seus Documentos Para Internação, Carteira De Gestante E Todos Os Documentos Que Possam Ser Importantes Para O Atendimento No Hospital, Como Exames e encaminhamento do pré-natal.

    19.A INTERNAÇÃO


                                             
    No hospital (ou maternidade), a decisão sobre se é ou não a hora de internar, se você está em trabalho de parto avançado ou não, é um dos problemas mais freqüentes e responsável por grande parte das complicações para a gestante e o bebê. Se a data prevista para o nascimento estiver certa, se você estiver com contrações fortes e freqüentes (menos de 10 minutos entre uma e outra), ou se você estiver com algum problema, não saia do hospital!

    Mesmo que seu parto não aconteça dentro da próximas horas, voltar para casa e vir novamente ao hospital no dia seguinte, ou até no meio da noite, às pressas, pode ser impossível ou até arriscado. Os serviços de saúde nem sempre se preocupam com isto. O período de trabalho de parto é um período delicado que se complica facilmente em situações de nervosismo, grande agitação, correria. Estando no hospital e atendida a tempo, esses problemas não terão maiores conseqüências. Sem assistência adequada, eles podem se tornar graves ou mesmo fatais.

    Importante

    Não coma nesse período, apenas tome líquidos, se for necessário.
    Com o problema da falta de vagas, as maternidades não aceitam mulheres que podem permanecer até um dia inteiro ocupando um leito, esperando os bebês nascerem e só aceitam interná-las em casos extremos, além de muitas vezes não fazerem uma avaliação adequada sobre suas condições e a dos bebês. Exija atenção, um exame minucioso, explique exaustivamente os sinais que você está notando sobre a chegada do momento do parto, avise quando vier uma contração para que a parteira ou profissional que a atende coloque a mão em sua barriga e sinta. Você pode errar, pois não é sua obrigação saber o que está acontecendo. Quem deve fazer o possível para não errar e agir corretamente são os profissionais que a atendem. Não tenha vergonha de manifestar suas sensações, seus receios, dúvidas e, principalmente, as certezas. 

    20.A CHEGADA DO MOMENTO DO PARTO

    O momento do parto deve ser tranqüilo, aconchegante, cercado das pessoas queridas, mas infelizmente, a parturiente (a mulher que está dando luz) é muitas vezes tratada como doente, sem direito a acompanhantes, à liberdade, à sua privacidade. Enquanto essa maneira de  organizar as maternidades não mudar, você terá de se submeter aos procedimentos de uma rotina que são:

    • No pré parto

    ¨ Tricotomia (depilação da região genital) para facilitar a higiene.
    ¨ Enema, ou “lavagem intestinal”: esvaziamento do intestino para evitar contaminação no momento do parto.
    ¨ Retirar suas roupas e acessórios e colocar a camisola do hospital.
    ¨ Jejuar (não se alimentar) para evitar náuseas e vômitos
    ¨ Administração de soro por veia, para o caso de ser necessária alguma medicação endovenosa.
    ¨ Repouso no leito, na enfermaria de pré-natal. Até que o trabalho de parto evolua para a fase final, (para a maioria das mulheres, quando se iniciam as contrações mais fortes e a “vontade de fazer força”).
    ¨ Exames de toque para acompanhar a evolução do parto.



    • No momento do parto
    ¨ Ficar deitada na mesa ginecológica com as pernas e braços semi imobilizados
    ¨ Anestesia - nem todos os serviços contam com anestesia para parto normal. As formas existentes são: anestesia local, no caso de ser feito um pequeno corte na vulva para facilitar a saída do bebê, raqui ou peridural, que são anestesias dadas na medula (nas costas), que “adormecem” o corpo da cintura para baixo; usadas no caso de cesárea e em partos normais muito dolorosos.


    Submeter-se à rotina do hospital, embora nem sempre seja confortável, pode significar segurança e melhor atendimento a você e ao bebê, mas não deve significar submissão e maus tratos, muito menos descaso com sua saúde. Não se entregue passivamente. O parto é um momento ativo e participante em que você deve ajudar, manifestar-se, ser tratada com cuidado e carinho, ser informada, receber atenção. Não é você que serve aos profissionais, mas eles a você, embora sua colaboração, calma e compreensão sejam fundamentais para o trabalho deles.




    21. MENOPAUSA

    Menopausa não é doença.


    É uma situação normal na vida da mulher, que se caracteriza pelo término da menstruação, ocorrendo, normalmente, por volta dos 50 anos. Nesse momento aparecem, na maioria das mulheres, alguns incômodos passageiros ou mais fortes, tais como: ondas de calor, nervosismo e pele seca.
     

    A incontinência pode ser um problema muito embaraçoso para homens e mulheres. As mulheres sentem que este é um dos sintomas mais difíceis de lidar.
    Ninguém quer ter de lidar com problemas de bexiga, muito menos ir ao médico para discutir o assunto. Mas a incontinência urinária é um problema que pode ser facilmente tratado, se não resolvido.

    O que é Incontinência?
    Incontinência refere-se a uma perda involuntária de urina do corpo. Ele pode verter, gotejar, ou sair correndo, dependendo do tipo de incontinência que você tem. A incontinência pode também ser acompanhada por um desejo contínuo de ir ao wc ou uma sensação de bexiga cheia. Mais de 40% de mulheres na Menopausa sofrem de incontinência.

    Durante a Menopausa, o estrogénio é menor, sendo responsável por manter a uretra e o forro da bexiga saudável. Também estimula o fluxo sanguíneo para a região pélvica, aumentando a força dos músculos pélvicos. Como o seu estrogénio desce, você pode achar que os seus músculos pélvicos estão simplesmente mais fracos do que eram antes. Estes músculos podem não ter força suficiente para manter a abertura para a bexiga fechada. Isto é o que faz com que você sinta aquela sensação, involuntária de urinar. Gravidez e parto vaginal podem contribuir para enfraquecer os músculos pélvicos nas mulheres na menopausa, assim como o processo natural de envelhecimento.
     
    Quais são os tratamentos possíveis?
    - Dieta: Limite a quantidade de cafeína Bebe 6 a 8 copos por dia de água para limpar todas as bactérias que podem estar a acumular-se na sua bexiga. Coma uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e grãos integrais.

    -Exercícios de Kegel: Ajuda a fortalecer os músculos pélvicos. Deite-se no chão com as pernas afastadas e os pés apoiados no chão. Delicadamente contraia os músculos em torno da sua vagina, uretra e ânus. Mantenha essa contracção por alguns segundos e depois solte. Continue este exercício, fazendo três séries de 15 cada dia.

    - Treino da bexiga: Você pode treinar a sua bexiga para incentivar a micção, tornando-a menos frequente. Beba 6 a 8 copos de água e atrase cinco minutos, sempre que for fazer urinar. Todos os dias, beba mais água e demore um pouco mais a urinar, até um atraso de 15 minutos. A bexiga deve começar a prender mais a urina e você vai precisar de urinar com menos frequência.

    Médica e Cirúrgica Tratamento.
    Se a sua incontinência está a causar problemas graves na sua vida quotidiana, existem alguns tratamentos que o seu médico pode prescrever, incluindo a cirurgia de incontinência.

    Pessário: Pessário parece um pequeno guarda-chuva e são projectados para manter a sua pélvis para cima, fora da sua bexiga. Esses óvulos são facilmente inseridos e podem realmente diminuir a quantidade de pressão sobre a bexiga.

    • Ondas de calor:

    É o sintoma mais freqüente. Quase todas as mulheres, nesse período, sentem ondas de calor, porém, em proporção diferente. Variam de pessoa para pessoa e até de época para época. Pode-se ter mais calor em um período e menos em outros.
                      


    • Como é o calor?

    Ele começa de uma hora para a outra, iniciando pelo rosto e

    pescoço, espalhando-se para cima e para baixo. Muitas vezes, provoca bastante suor, no rosto, no pescoço, na cabeça e no peito. 
     
    Dura de dois a três minutos e vai embora de repente, assim como chegou, embora algumas situações e hábitos alimentares podem contribuir para o seu surgimento. Entre elas, uso de alimentos quentes, de bebidas, de café, assim como lugares quentes e abafados.

    Também situações emocionais como a raiva e a vergonha fazem aparecer as ondas de calor. Quando ocorrem à noite, e por várias vezes, prejudicam o sono e fazem com que a mulher acorde cansada e impaciente.



    • O que fazer para diminuir seus efeitos?
    ¨ A mulher deve tomar bastante água (no mínimo oito copos por dia);
    ¨ usar roupas de algodão ( elas são menos quentes);
    ¨ evitar café, chá preto, bebidas quentes, comidas picantes e diminuir o consumo do sal e do açúcar;
    ¨ evitar ficar debaixo do sol ou sair nos horários mais quentes do dia.
    ¨ Também é importante o consumo de frutas ricas em vitamina C, tais como laranjas, tangerina, limão, goiaba e acerola, carambola, abacaxi, mamão, manga, assim como o consumo de salsinha, pimentão verde, couve, agrião e outras folhas verdes.
     

    • Exercícios físicos:



    São de grande ajuda nessa fase da vida da mulher. Como se sabe, eles são importantes para qualquer ser humano, em qualquer época, pois, ajudam a controlar o colesterol, fortalecem os músculos e o coração e deixam as articulações mais ágeis.
    Na menopausa a mulher deve fazer exercícios regularmente, principalmente caminhadas. Caminhar é o melhor exercício para essa fase da vida, mas são também recomendados outros exercícios leves, como os de alongamento(esticar o corpo, se “espreguiçar”) e todo tipo de massagem, inclusive nas mãos, dedos, juntas, pescoço, entre outros. Também é preciso manter uma alimentação saudável e regular ( na hora certa). Tomar um bom café da manhã, almoçar bem, porém, sem excessos e à noite evitar alimentos pesados e encher muito o estômago. ( contente-se com uma sopa ou outros alimentos leves).
    A mulher deve se cuidar, gostar de si, e procurar ser feliz, isto ajudará bastante.

    22.MENOPAUSA É TEMPO DE MUDANÇAS
    Longe está o tempo em que a menopausa era tratada como o fim da vida sexual da mulher, ou profissional. Como velhice. Hoje, quando as pessoas vivem bem mais tempo e com mais condições, ela representa apenas mais uma fase, que deve ser encarada como outra qualquer, mas que pode representar mudanças para melhor. Ela acontece, de forma normal, por volta dos 45 aos 50 anos, quando a mulher, quase sempre já está com os filhos maiores, às vezes até independentes e por isso, a mulher pode ter uma vida mais calma e feliz.
    Para isto, ela precisa, como vimos anteriormente, querer mudar. Seguindo uma vida saudável, procurando se irritar menos, usar alimentos mais naturais (frutas, verduras, pouco sal, pouco açúcar), evitando álcool, cigarros, tomando bastante água e fazendo exercícios. Ela não precisa, certamente, deixar de trabalhar, apenas evitar trabalhos em locais quentes, muito ensolarado, pouco ventilados e que a deixe nervosa e irritada.


    • Eis algumas “dicas” preciosas, para uma vida melhor nessa fase da vida da mulher.


    • Primeiro:

    ¨ Não se preocupar com o que as pessoas falam sobre a beleza física. Você mulher, pode já não ter o rostinho de antes ou o corpinho perfeito mas terá muito mais experiência, coragem, determinação e certamente estará muito mais bonita, basta você acreditar nisto e deixar de dar ouvidos aos outros.
    ¨ Procure participar de grupos de mulheres, onde o assunto poderá ser discutido e você aprenderá muito mais sobre ele e também terá a oportunidade de ensinar o que aprendeu.
    ¨ Faça exercícios. Caminhe regularmente e siga alguns exercícios como: fique de pé, com os pés paralelos e um pouco afastados e rode o ombro algumas vezes para a frente e trás. Repita para o outro lado. Esse movimento ajudará a diminuir a tensão, a relaxar o pescoço e os ombros.


    • Para ajudar na respiração


    Um bom exercício é o de girar os braços para a frente e para trás, algumas vezes. Faça primeiro em um braço, depois no outro. Também é bom rodar um braço para a frente e o outro para trás. Para diminuir a tensão e ajudar a desabafar, experimente chutar o ar para todos os lados. Não se esqueça de massagear o rosto, as orelhas e os pés. Amasse o chão, apertando os pés, na ponta dos dedos, nos calcanhares, depois para os lados de dentro e de fora.
    Mesmo você que trabalha em casa, no quintal alimentando os animais, na roça e em outras atividades, já faz bastante exercício, mas mesmo assim é muito importante fazer estes exercícios especiais. Aqui vai, também, uma receita de suco para ser tomado pela manhã. Ele vai ajudá-la a sentir-se mais disposta e servirá para os minerais que o seu organismo necessita. Bata no liquidificador (ou rale) uma maçã ou laranja, um pedaço de cenoura ou de beterraba ( ou os dois), folhas verdes como: agrião, salsa, couve. Que outras frutas e verduras você tem geralmente em casa?


    • Invente algumas receitas que você pode fazer com o que tem em casa, para sentir-se mais disposta.

    ¨ Outra coisa importante é evitar o uso do café.
    ¨ Substitua o café por suco de frutas ou chás como o de camomila ou erva doce;
    ¨ O café além de provocar as ondas de calor (comuns na menopausa), enfraquece os ossos e, se tomado com o estômago vazio, prejudica o fígado e a vesícula;


    • Cuidado com a gula

    Esta é uma fase em que o apetite aumenta, assim como a
    ansiedade, cuidado para não embarcar nesta e comer
    demais. Tente comer menos e com mais frequência.
    Também os exercícios ajudarão a diminuir a ansiedade.
    Evite os alimentos muito quentes ou muito frios, eles
    dificultam a digestão. Beba muita água mas não durante
    as refeições, esse hábito também prejudica a boa digestão.

    23.AS PRINCIPAIS DOENÇAS FEMININAS


    • O câncer de útero


    O câncer de útero atinge milhares de mulheres. É uma doença que se desenvolve devagar e silenciosamente. O período de desenvolvimento pode ir de 10 a 20 anos. Começa com pequenas lesões que vão aumentando e se aprofundando quando não são tratadas. 
    Fatores que favorecem o câncer de útero: 

    1. Início da atividade sexual muito cedo;
    2. Ter tido muitas infecções sexualmente transmissíveis;
    3. Falta de higiene
    4. Ser fumante
    5. Desnutrição
    6. Falta de vitamina A (encontrada em requeijão, leite, manteiga, peixe, ovos, fígado, cenoura, batata doce, espinafre, couve, alface, salsa).

    O câncer do colo do útero é fácil prevenir
    Nenhuma mulher deveria morrer de câncer do colo do útero, porque esse é um câncer fácil de prevenir e de curar. Se o câncer for percebido bem no começo, a mulher tem 100% de chance de cura.

    Muito antes dele aparecer, o exame Papanicolaou (ou ‘preventivo’) revela se o colo da mulher tem certas condições que podem levar ao câncer. Se essas condições pre-cancerígenas forem tratadas, a doença pode ser evitada.

    O que é o câncer uterino?


    O câncer do colo do útero é um tumor que cresce devagar e pode ser percebido bem no comecinho, muito antes de parecerem sinais ou sintomas. Da ferida ou inflamação inicial até o câncer localizado, podem decorrer de dois a dez anos. Enquanto está somente no colo o câncer é curável em 85% dos casos.
    Esse é o tipo de câncer que mais aparece no aparelho genital das mulheres. Os canceres de ovário, trompas, endométrio (parede interna do útero) e vagina são mais raros.

    Como prevenir o câncer do colo do útero?


    ¨ Fazer todo ano uma consulta ginecológica e o exame Papanicolaou (o ‘preventivo’). Esses exames descobrem cedo qualquer problema.
    ¨ Tratar feridas e infecções do colo produzidas por situações de aborto, parto e doenças sexualmente transmissíveis.
    ¨ Fazer consulta se perceber qualquer problema ginecológico
    ¨ Usar camisinha para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.
    ¨ Sinais do câncer de colo do útero
    ¨ Corrimento parecido com água de lavagem de carne;
    ¨ Sangramento fora do normal, principalmente depois da menopausa;
    ¨ Dor e sangramento nas relações sexuais;
    ¨ Dor na parte mais baixa da barriga;
    ¨ Mau cheiro.

    ********IMPORTANTE NÃO ESQUECER*********

    • Não espere aparecer os sintomas. 
    • Procure sempre um médico. 
    • Faça seus exames anualmente.
    • Procure o posto de saúde da sua cidade ou de outra mais próxima que tenha serviço de ginecologia.
    • Não deixe para amanhã


    • O CÂNCER DE MAMA

    O câncer de mama tem matado e continua matando muitas mulheres no Brasil. A maioria dessas mortes poderia e pode ser evitada se a doença for descoberta no início, quando o tratamento tem mais chances de cura.
    É uma doença que aparece nos seios, como um caroço, em alguns casos, cresce rapidamente e precisa ser retirado o mais rápido possível.
    As formas de descobrir a doença são:

    ¨ Através do exame dos seios feito em uma consulta ginecológica, no mínimo uma vez por ano;
    ¨ através do “auto exame”; ou seja, o exame feito pelas próprias mulheres.


    • Como fazer o “auto - exame”.

                    
    1- Em frente ao espelho, sem roupa da cintura para cima:

    ¨ observe os seios e repare o seu tamanho
    ¨ veja se existe algum ponto inchado, fundo ou avermelhado.
     repare se os bicos dos seios apresentam alguma alteração, com os braços caídos ao longo do corpo, e com os braços levantados acima da cabeça.

    2- Sentado ou em pé (de preferência no banho):

    ¨ apalpando levemente um seio de cada vez, com os dedos fazendo movimentos circulares na parte debaixo do seio até o mamilo, dando a volta completa.
    ¨ examine também debaixo dos braços.

    3- Repita deitada, o exame feito durante o banho:

    ¨ para examinar o seio direito, colo-que um travesseiro ou pano dobrado embaixo do ombro direito e levante a braço direito acima da cabeça, para o seio ficar mais esticado.
    Com a outra mão faça o apalpamento.
    ¨ agora faça com o seio esquerdo mudando de lado o travesseiro. Levante o outro braço e repita o exame no outro seio.

    4- Por fim, esprema suavemente os mamilos para ver se sai algum líquido. 


    É normal sair um pouco de liquido, sem cor e sem cheiro. Caso diferente, consulte um médico. Grande parte das vezes, algum caroço é detectado no auto exame porém não é câncer, nestes casos é preciso de um esclarecimento médico. Época ideal para fazer o “auto - exame”. 

    O período ideal para se fazer o auto exame é quando os seios não estão sofrendo alterações (ocorrem estas alterações no período de menstruação e durante a gravidez). Normalmente, devemos examiná-los após cada menstruação. Como se vê, o auto-exame dos seios é rápido, não levando mais de cinco minutos. Conseguindo fazer dele um hábito, a mulher fica preparada para perceber qualquer alteração no seio e tomar providências a tempo.

    24. AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

    São chamadas doenças sexualmente transmissíveis aquelas que geralmente são transmitidas pelo ato sexual. No caso do seu aparecimento é o casal que deve ser tratado. Durante o tratamento deve-se evitar a relação sexual ou fazê-la com o uso de preservativo.

    As infecções mais comuns são :

    ¨ Candidíase
    ¨ Tricomoníase
    ¨ Gonorréia
    ¨ Sífilis
    ¨ A mais perigosa é a AIDS.


    • CANDIDÍASE
    É causada por um fungo que está presente nas pessoas, animais domésticos, água, ar e solo. A mulher sente coceira na vagina e irritação, sente ardência ao urinar e dor nas relações sexuais. O corrimento é branco ou amarelado, tem cheiro azedo e aparência de leite talhado, podendo aparecer inchação e vermelhidão. O homem não sente nenhum sintoma. O aparecimento da candidíase é favorecido por uso de muito antibiótico, corticóides, alergias, gravidez, obesidade e falta de higiene.
    *Para prevenir a Candidíase, é importante evitar o uso de antibiótico sem receita médica, fazer higiene da vagina antes e depois da relação sexual, lavando da frente para trás, usar calcinha de algodão.



    *O tratamento é simples e eficaz. O medicamento receitado por um médico, é tomado por via oral em dose única. 




    • TRICOMONÍASE


       

    Corrimento esverdeado, bolhoso e que piora após a relação sexual e a menstruação. Dispareunia de penetração. 

    Tricomoníase –trichomonas vaginalis


    A mulher sente muita coceira, apresenta corrimento fino, cinzento amarelado e com mau cheiro, dificuldade de urinar, dor na relação, menstruação muito forte.

    No homem os sintomas quase não aparecem, quando aparecem são: ligeira coceira no pênis, secreção clara no pênis, dificuldade de urinar.




    • GONORRÉIA




    Também chamada de pingadeira ou escorrimento. É uma doença que muitas vezes não tem sintomas no seu início. 



    Diagnóstico

    O histórico do paciente acompanhado do exame clínico pode definir o diagnóstico de gonorréia e a comprovação é feita através de exames laboratoriais específicos. O diagnóstico laboratorial da gonorréia se baseia na identificação da bactéria N. gonorrhoeae no local infectado. Pode realizar o isolamento da bactéria por cultura ou realizar um exame bacterioscópico do esfregaço, onde se observa a presença de diplococos gram-negativos, arranjados aos pares. Outros exames podem ser realizados, como a PCR, amplificação do DNA pela reação em cadeia da polimerase, a qual oferece alta sensibilidade, porém alto custo.

    Normalmente, não é coletado a secreção purulenta do paciente a qual sofreu a ação de enzimas e nem sempre contém bactérias. Assim, despreza-se essa primeira secreção e coleta-se o material diretamente da uretra, com auxílio de um swab, ou no caso da mulher, do colo do útero. Quando a obtenção do material uretral não for possível, coleta-se urina, a qual é centrifugada e o sedimento cultivado.

    No caso de gonorréia anorretal, as amostras são coletadas com swab no canal anal.

    A escolha do local de coleta da amostra para análise vai depender do sítio exposto à infecção e das manifestações clínicas.

    O diagnóstico diferencial se baseia em infecções causadas por clamídia, ureaplasma, micoplasma, tricomoníase, vaginose bacteriana e artrite séptica bacteriana.


    Complicações:

    Na mulher: pode haver disseminação para o trato genital superior, causando a Doença Inflamatória Pélvica, DIP, onde ocorre infecção do útero, tubas uterinas e cavidade abdominal, podendo levar a infertilidade.

    Na gravidez, pode levar ao aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso e endometrite pós-parto. Há riscos de gravidez ectópica (gestação que ocorre fora da cavidade uterina).

    No recém nascido, pode causar cegueira, pneumonia e otite média.

    Na mulher os sintomas podem ser:

    ¨ Corrimento amarelado com cheiro fétido

    ¨ Dor ao urinar;

    ¨ Desconforto retal


    Muitas vezes esta infecção está localizada no colo do útero, nas trompas e no ânus.


    No homem o primeiro sintoma é a dificuldade de urinar pela ardência e coceira. Do pênis sai secreção amarelada (pus) com mau cheiro. A ereção do pênis fica dolorida. A infecção pode ir para a próstata, para a vesícula, causando ínguas na virilha e febre. Tanto na mulher quanto no homem, a gonorréia pode levar à esterilidade (não ter mais filhos).


    As bactérias da gonorréia podem entrar no sangue e causar doenças nas juntas e no coração. Podem também causar conjuntivite nos recém nascidos.

    Não se deve esperar para tratar a doença. É preciso procurar o médico. Durante o tratamento até a cura da doença não se deve manter relação sexual. 



    • SÍFILIS
      

      


    O que é?

    É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.



    Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

    Esta doença apresenta três fases:
    • 1ª fase:


     Surge nas primeiras semanas após o contágio. Aparece uma ferida vermelha, brilhante, dura, sem dor, com mais ou menos 1 cm de tamanho no local onde o agente causador entrou. Geralmente, aparece perto dos órgãos genitais da mulher e do homem, na boca ou nos seios. Nesta fase é muito fácil passar a doença de uma pessoa para outra.





    • 2º fase:



    Situa-se entre os 45 e 180 dias após o contágio. Nesta fase o corpo todo está afetado. Os sinais da infecção são diversos. 

    Os mais comuns são:
    Feridas na pele que variam de local, número e tamanho. Podem aparecer manchas esbranquiçadas na boca e na garganta e queda de cabelos.


    Muitas vezes também surgem febres, ínguas e dores nas juntas. Nesta fase a doença continua sendo contagiosa. 



    • 3º fase: 



    Mesmo sem tratar, as feridas desaparecem e a doença entra para a fase silenciosa (latente). Os sintomas finais desta doença se apresentam somente entre dez e trinta anos após o contágio. 
    Eles são: doenças cardíacas, doenças cerebrais que levam à paralisia, cegueira e morte.


    Pelas consequências graves, a sífilis deve ser tratada logo no início da doença com muita seriedade. Para descobrir se a pessoa foi contagiada é preciso fazer exame de sangue. A mulher grávida que tiver sífilis, transmite ao bebê e ele nasce com malformações causadas pela doença.



    Diagnóstico



    Quando não há evidencia de sinais e ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial. Mas, como o exame busca por anticorpos contra a bactéria, só pode ser feito a partir da primeira à terceira semana após o contágio.


    Tratamento

    Recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença.



    Sífilis congênita:

     
    É a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

    Sinais e sintomas
    A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal.

    O diagnóstico se dá por meio do exame de sangue e deve ser pedido no primeiro trimestre da gravidez. O recomendado é refazer o teste no 3º trimestre da gestação e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto. O maior problema da sífilis é que, na maioria das vezes, as mulheres não sentem nada e só vão descobrir a doença após o exame.

    Tratamento


    Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. Os parceiros também precisam fazer o teste e ser tratados, para evitar uma nova infecção da mulher. No caso das gestantes, é muito importante que o tratamento seja feito com a penicilina, pois é o único medicamento capaz de tratar a mãe e o bebê. Com qualquer outro remédio, o bebê não estará sendo tratado. Se ele tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias. O parceiro também deverá receber tratamento para evitar a reinfecção da gestante e a internação do bebê.


    Cuidados com o recém-nascido


    Todos os bebês devem realizar exame para sífilis independentemente dos exames da mãe. Os bebês que tiverem suspeita de sífilis congênita precisam fazer uma série de exames antes de receber alta.

    • CORRIMENTO

      

    O corrimento vaginal pode ser caracterizado como a presença de muco de cor clara ou esbranquiçada na vagina, acima da quantidade habitual.


    O aumento do corrimento vaginal isolado ou associado com a mudança na cor ou no cheiro do corrimento ou com coceira vaginal pode, por outro lado, ser o primeiro sinal de uma doença específica. Estas doenças, além de causarem problemas e complicações para as próprias mulheres, são usualmente transmissíveis sexualmente, podendo ser transmitidas para seus companheiros. 



    Corrimento Marrom, algo que as mulheres sempre se preocupam, mas nem sempre querem saber o que é como tratar. Como todos sabem, a saúde feminina assim como a dos homens, dever ser tratada com muita cautela, todos os meses, elas passam pelo seu ciclo de menstruação, no qual elas devem se cuidar, tratar da situação, como bastante paciência, procurando também saber o porque de ter o problema com Corrimento.



    Quando as mulheres tem este tipo de Corrimento Marrom, muitas vezes, entram em desespero, assustando-se na maioria das vezes. A menstruação é algo muito importante, e não deve ser tratada como um problema, ela é que controla todo o processo de ovulação feminina, buscando sempre limpar toda a parte interior das regiões internas da mulher. Existem alguns corrimentos que podem variar muito de cor e cheiro, é claro que, eles apresentam um lado bom, pois são responsáveis pela ida da grande maioria aos consultórios médicos, sendo assim, elas acabam indo se consultar e se previnem também.



    É importante consultar um médico:

    É necessário primeiramente, que as melhores procurem os médicos ginecologistas profissionais para saber como tratar dos corrimentos, seja ele, marrom claro, escuro, ou emfim, isso é muito importante. Esses corrimentos podem surgir por vários motivos, alguns infecciosos visíveis a toda mulher como a vaginose, tricomoníase e a mais conhecida candidíase. A clamídia, o mioplasma e a gonorréia, produzem corrimento junto à entrada do útero.

    Existe outro fato, em que alguns corrimentos podem ser provocados pelo uso de produtos de higiene íntima que podem provocar alteração no ph da vagina causando alergias, causando então, a origem dos corrimentos, que fazem a alteração da ph vaginal. Os tratamentos para alguns casos com uso de antibióticos diminuem os lactobacilos responsáveis por manter a flora vaginal livre de bactérias invasoras, baixa imunidade do organismo, e até mesmo o estresse estão entre outros fatores responsáveis pelo surgimento de corrimento.

    Em alguns casos, o motivo deste problema, pode devido ao uso de preservativo, como a camisinha, algo que também pode ser responsável por corrimentos crônicos devido ao látex, produto usado para sua fabricação, o uso de alguns cremes vaginais sem orientação médica também podem provocar alergias, provocando corrimentos. Para finalizar, se você tem algum problema referente a este, faça o seguinte, primeiramente, se dirija até o seu médico, e emfim, procure as melhores condições para o tratamento se sua saúde, pois isto é sério…

    VEJA QUADRO:



    • CISTITES
      




      



    O que é e como se adquire?

    Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga. As cistites mais freqüentes são causadas por germes oriundos do nosso trato intestinal. Uma delas é a bactéria conhecida por Escherichia coli.

    A mesma encontra-se nas fezes. Em situações especiais, essa bactéria migra contaminando a região perineal (área onde se localizam os órgãos genitais). Após um período de multiplicação, essa bactéria pode invadir a uretra e se localizar na bexiga, causando uma cistite infecciosa. Essa situação é mais fácil de acontecer nas mulheres, devido principalmente, a causas anatômicas.

    Outros tipos de agentes infecciosos podem também causar cistite como, por exemplo, o bacilo de Koch. Nesse caso, temos uma cistite tuberculosa.

    Em pacientes imunodeprimidos (pacientes aidéticos-soropositivos ou portadores do vírus HIV) ou sob quimioterapia, é comum as cistites por fungos. Existem cistites não infecciosas, de causa inflamatória.

    Pacientes que se submetem à radioterapia de órgãos pélvicos (útero, próstata) podem adquirir uma inflamação vesical que é chamada de cistite rádica. Outro tipo de cistite não rara é a cistite intersticial de causa desconhecida. É uma inflamação crônica , insidiosa, com a tendência de diminuir a capacidade da bexiga, trazendo dor e desconforto para a paciente.

    As cistites infecciosas são causadas por fatores anatômicos predisponentes, por fatores constitucionais e genéticos, por instrumentação do aparelho urinário (uso de sondas uretrais), por cirurgias sobre o aparelho urinário, por doenças do aparelho urinário (“pedras”), pela atividade sexual, pela presença de corrimento vaginal.

    Embora, em alguns casos, a cistite pode desaparecer em alguns dias, é recomendado procurar um médico para o tratamento com remédios antimicrobianos em períodos de 3 a 14 dias, dependendo do grau da infecção e da medicação usada. A falta de tratamento pode levar a repetições da enfermidade.



    Prevenção da cistite:

    ¨ Urinar frequentemente;

    ¨ Beber muito líquido, o ideal são 2 litros de água por dia

    ¨ Higiene pessoal constante, com cuidado especial nas partes íntimas

    ¨ Evitar o uso de roupas justas por longos períodos, de calcinhas de nylon ou material sintético. Usar de preferência calcinhas de algodão.

    **MEDIDAS DE HIGIENE E PREVENÇÃO**

    ¨ A prevenção através da correta higiene das partes íntimas é muito importante para a mulher.
     ¨ No banho procure usar sabonete neutro na região da vagina e evite esfregar forte, pois pode provocar irritações; 
    ¨ Use sempre papel higiênico macio para retirar secreções na vagina;
    ¨ Evite o uso de roupas justas ou de tecidos sintéticos;
    ¨ Dê preferência a dormir sem calcinhas;
    ¨ Fique atenta para os corrimentos;
    ¨ Use sempre camisinha em suas relações sexuais.

    ***Não tenha vergonha de procurar um médico para tratar estas doenças.***




    • AIDS: a doença mais perigosa.


    A AIDS é uma doença que se manifesta em pessoas que adquiriram o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Também conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), a doença fragiliza o sistema imunológico, dificultando a proteção diversos microorganismos, como bactérias, protozoários, vírus e etc.

    O enfraquecimento das defesas do organismo contribui para que a pessoa infectada pelo vírus HIV adquira uma série de doenças que são chamadas de doenças oportunistas. Elas podem aparecer diversas vezes e até mesmo simultaneamente. Diferente do que muitos pensam, não é a AIDS que provoca a morte do indivíduo e sim as doenças oportunistas. Já que o organismo não está forte suficiente para se defender sozinho, as infecções trazem sérios riscos à saúde do portador de AIDS.

    É importante destacar que ter o vírus HIV não significa que a pessoa tenha AIDS. A presença do vírus HIV indica que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vírus. Em todo o mundo, há milhares de pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doença. Porém, mesmo sem manifestar a doença, elas podem transmitir o vírus para outras pessoas.

    O que é o HIV?
    O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pertencente à classe dos retrovírus e é causador da AIDS. Quando entra no organismo humano, o vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos e não apresentar nenhum sintoma. Quando aparecem os primeiros sintomas é possível identificar a AIDS. O HIV age no interior das células do sistema imunológico (responsável pela defesa do corpo), fazendo com que o vírus faça parte do seu código genético.

    Atualmente existem dois tipos de HIV: o HIV-1 e o HIV-2. Em todo o mundo, o mais comum é o HIV-1, mas ambos são transmitidos da mesma forma e causam AIDS. Uma das diferenças entre os dois, é que o HIV-2 é menos transmissível e seu período de incubação é maior.

    O tempo médio entre a infecção pelo HIV e a manifestação da AIDS é de aproximadamente 10 anos para o HIV I e de 17 anos para o HIV II. Esse tempo poder ser consideravelmente mais curto em função da situação nutricional e/ou imunológica do indivíduo e o acesso a tratamentos eficazes.






    A transmissão do vírus se dá por meio de líquidos corporais como secreção vaginal, sêmen e sangue. Fora dos líquidos corporais o vírus não dura mais do que dois minutos.




    • A transmissão se dá por:




    ¨ Relação sexual, anal ou oral se houver ferida na boca;

    ¨ Uso comum de agulhas contaminadas;

    ¨ Transfusão de sangue contaminado;

    ¨ De mãe para filho durante a gestação.
    ¨ Cansaço persistente com duração de mais de três meses;
    ¨ Grande perda de peso sem motivo aparente;
    ¨ Febres persistentes, acompanhadas por calafrios e suores noturnos;
    ¨ Diarréia freqüente;
    ¨ Ínguas por todo o corpo;
    ¨ Tosse seca, com longa duração;
    ¨ Manchas (lesões) esbranquiçadas na boca, em grande quantidade;
    ¨ Diminuição do fôlego durante o esforço físico;
    ¨ Facilidade de sangramento em qualquer ferimento;
    ¨ Dores de cabeça, fortes e persistentes, acompanhadas de problemas de visão.
    Estes sintomas aparecem quando a doença encontra-se em estágio avançado. O vírus pode permanecer durante muito tempo de forma latente.





      26152 HIV HIV: As Mulheres São Menos Resistentes
    • Como prevenir:

    A única maneira de confirmar se uma pessoa é soropositiva ou não é submetê-la ao exame de sangue que verifica a presença do vírus HIV. Os testes existentes hoje analisam se há presença de anticorpos produzidos pelo doente para combater o vírus HIV.



    É importante lembrar que existe um intervalo de tempo entre a contaminação e o aparecimento de anticorpos no sangue, chamado de janela imunológica. Esse período é normalmente de duas a oito semanas (14 e 56), mas em alguns casos (raros) pode ser mais prolongado.



    Se o teste for feito durante o período da janela imunológica, pode apresentar um falso resultado negativo. Por isso recomenda-se fazer o exame após 60 dias da situação de risco. Se o exame for feito após 90 dias, é completamente seguro.

    Os testes anti-HIV podem ser realizados em unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita. Nestes centros, há uma equipe de aconselhamento que orienta os pacientes antes e depois do teste. O objetivo é facilitar a correta interpretação do resultado.

    Quem deve fazer os exames
    Pessoas que têm relação sexual sem usar camisinha;
    Pessoas que contraíram qualquer Doença Sexualmente Transmissível (DST);
    Pessoa que, pelo menos uma vez, compartilharam seringas e agulhas ao usar drogas injetáveis;
    Pessoas que tenham relacionamento sexual sem camisinha com outras que costumam usar drogas injetáveis, compartilhando agulhas e seringas.




    ¨ Use sempre camisinha em suas relações sexuais;

    ¨ Faça o teste de HIV sempre que você esteve exposta a uma situação de risco;

    ¨ Esteja atento para as formas de contágio.


    TRATAMENTO:
    Apesar de não existir nenhuma vacina ou medicamento que cure definivamente a AIDS, os tratamentos têm evoluído consideravelmente. Para se ter idéia, entre 1982 e 1989, 50% das pessoas com mais 12 anos de idade só sobreviviam cerca seis meses após o diagnóstico da primeira infecção oportunista. Hoje, é possível conviver durante anos com o vírus HIV sem que AIDS se desenvolva. Isso graças aos tratamentos com drogas cada vez mais eficazes.

    Em 1996 foi determinada a distribuição gratuita a todas as pessoas que precisem do tratamento. Isso gerou mais qualidade de vida e uma sobrevida maior aos soropositivos.

    O tratamento de uma pessoa portadora do vírus da AIDS inclui o uso de medicamentos anti-retrovirais, que atuam baixando a carga viral do HIV e restaurando a imunidade do paciente. O quanto antes a pessoa iniciar o tratamento, melhores serão efeitos que ela terá.

    Um acompanhamento médico adequado é de fundamental importância durante o tratamento, já que o estado de saúde de cada pessoa, o estilo de vida e preferências pessoais serão decisivos na escolha das drogas anti-retrovirais recomendas.

    Drogas anti-retrovirais atualmente disponíveis
    Durante bastante tempo o AZT (lançado em 1987) foi o único remédio disponível no controle do HIV. Agora, há 17 drogas que compõe o arsenal contra o HIV. São elas:

    Inibidores da protease: indinavir (Crixivan); ritonavir (Norvir); saquinavir (Invirase ou Fortovase); nelfinavir (Viracept); amprenavir (Agenerase); lapinovir (Kaletra)

    Inibidores da Transcriptase Reversa Nucleosídeos: zidovudina (Retrovir ou AZT); didanosina (Videx ou ddI); zalcitabina (Hivid ou ddC); estavudina (Zerit ou d4T); lamivudina (Epivir ou 3TC); combivir (AZT + 3TC); abacavir (Ziagen); Trizivir (AZT + 3TC + abacavir)

    Inibidores da Transcriptase Reversa Não Nucleosídeos: nevirapina (Viramune); efavirenz (Sustiva); delavirdina (Rescriptor).



    http://www.dst.com.br/pag10.htm

    BOA SORTE E ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESSE MANUAL PARA A SUA SAÚDE DA MULHER!


    Imagem de Flores para Orkut

    O SER MULHER



    Mulheres são seres completamente encantadores, conhecidas pelos seus traços meigos e delicados as mulheres possuem dons naturais de embelezar os lugares por onde passam. Muitas não precisam se arrumar nem usar maquiagem, pois definitivamente ficam mais atraentes e bonitas do jeito que são.

    A mulherRecado de Flores

    A mulher é o símbolo de delicadeza, mas muitas não conseguem ser delicadas por possuir traços mais fortes. Embora possuam tais traços, qualquer mulher pode ser delicada basta ela querer e se esforçar.

    Primeiro vamos pontuar algumas coisas. O que seria delicadeza? Muitas pessoas podemdefinir delicadeza de inúmeros modos. Uma pessoa delicada poder ser aquela pessoa mais meiga, que faz tudo com cuidado, que transmite delicadeza, mas outro sentido da palavra deser delicado é ser cortês, em outras palavras, ser educado. Difícil saber distinguir cada um,educado e delicado. A partir desse ponto podemos ver que ser educado é ser o natural, ter a educação que é esperada, o ser delicado é ir além disso, é ser educado quando não é necessário.




    Delicadeza


    Embora seja de difícil definição, ser delicado é possuir modos mais educados em diversas ocasiões e não somente nas que necessita. A delicadeza é vista popularmente como aquela pessoa com traços leves, mais feminina, mais meiga, como na definição perfeita dada porAudrey Hepburn:

    “Para ter lábios atraentes, diga palavras doces; para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas; para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos; para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia; para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho; pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo; a beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.”


    *****************************************************************



     
    Veja 30 dicas de saúde para mulheres
    Tomar banho frio é um dos hábitos saudáveis que as  mulheres deveriam adotar




    Ter a saúde em dia é questão de criar e manter hábitos simples que incluem alimentação saudável, monitoramento constante das condições gerais e um estado mental positivo. 







    A boa notícia é que nem tudo se resume à restrição ou vigilância e ingerir algumas doses de bebidas alcoólicas e também comer chocolate fazem parte dessa rotina. Pensando exclusivamente na saúde feminina, a revista norte-americana Health elaborou um plano com 30 DICAS – para colocar em prática ou refletir durante todos os dias do mês, que irão ajudar a prevenir doenças. 


    Confira:

    1. Fazer um teste de colesterol: a maioria das mulheres se preocupa muito com o câncer de mama, mas na verdade, a doença cardíaca é o assassino número um das mulheres. Faça um teste de colesterol para saber se você está em risco.

    2. Manter atitude positiva: estudos comprovaram que pessoas que mantêm atitudes positivas produzem maior quantidade de anticorpos contra a gripe. Outro estudo mostrou que pessoas que vivem em estado radiante fabricam mais anticorpos em resposta à vacinação. Os pesquisadores não são claros sobre a conexão, mas sabem que o cérebro se comunica com o sistema imunológico e vice-versa.

    3. Ingerir cálcio: muitas pessoas não consomem a quantidade suficiente de cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose, por meio da dieta. Mulheres com idades entre 19 e 50 anos devem ingerir 1000 miligramas ou comer de 3 a 4 porções de alimentos ricos no mineral (tomado com vitamina D para a absorção) por dia.

    4. Exercícios físicos para melhorar o humor: as atividades físicas trazem uma série de benefícios para a saúde e podem reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite e outras. Mas a melhor notícia é que ela pode melhorar o humor. Um estudo descobriu que, para pessoas deprimidas, o exercício foi tão eficaz quanto a medicação antidepressiva.

    5. Relacionamento: ter uma boa rede de amigos e familiares está associado a maior longevidade, enquanto a solidão está associada a riscos de doenças cardíacas.

    6. Cheque sua vida sexual: é bom checar sua vida sexual. Verifique se os seus hábitos sexuais estão fora de controle, destruindo seus relacionamentos, além de perturbar sua vida em geral. Isso poderia ser um problema.

    7. Receba uma massagem: a massagem pode ser uma arma secreta. Mesmo realizando atividades estressantes, quem recebe uma massagem mensal suporta melhor os efeitos da rotina cansativa.

    8. Brinde: beber moderadamente, não mais do que um drinque por dia para as mulheres, pode protegê-la de doenças cardiovasculares. E pode ajudar a evitar ganho excessivo de peso, segundo pesquisas. Apenas não exagere.

    9. Pratique alguma atividade ao sol: apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre com uso de protetor solar) pode fornecer a quantidade necessária diária de vitamina D. A substância ajuda a combater diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo o resfriado comum. Mas não exagere, muita exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer de pele.

    10. Consulte o seu dentista: saúde bucal é mais do que manter apenas os dentes bonitos. Em particular, a doença periodontal está ligada a um maior risco de doenças cardíacas e diabetes. Então visite seu dentista.

    11. Sair com pessoas saudáveis: os bons hábitos de outras pessoas podem passar para você. Estudos sugerem que uma série de fatores, como felicidade aparente, obesidade, tabagismo, e até mesmo solidão, são fortemente influenciados pelas pessoas ao seu redor. Portanto, seja seletivo em relação aos amigos.

    12. Escrever uma lista: conhecimento é poder, especialmente quando se trata de sua saúde. Há dez testes que você pode fazer este ano, incluindo um check-up de pele, exame de sangue e triagem auditiva, que pode ajudar a compreender o seu estado de saúde geral e evitar problemas futuros.

    13. Teste a quantidade de açúcar do sangue: pré-diabetes é uma condição na qual o açúcar no sangue está elevado, mas não muito alto o suficiente para ser classificado como diabetes. Mas é quase tão tóxico para o organismo como a diabetes em si. Além do mais, cerca de 57 milhões de pessoas nos EUA têm pré-diabetes, mas não sabem disso. Exercício físico regular e um alto teor de fibras na dieta, aliados ao consumo de carboidratos saudáveis, podem manter o açúcar no sangue dentro da faixa de segurança.

    14. Tomar banho frio: os devotos afirmam que duchas frias ajudam no baixo consumo de energia, a evitar enxaquecas, auxiliam na boa circulação e para redução da dor, além de permitir que as mulheres envelheçam graciosamente. (Alguns chegam a argumentar que eles são segredo da mulher francesa para ter seios firmes.)

    15. Exercite seus ossos: exercícios como caminhar, dançar ou levantamento de peso podem manter os ossos fortes e saudáveis. Especialistas recomendam pelo menos duas horas e meia por semana.

    16. Controle o seu estresse: estresse não é apenas desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, aumentando inflamações no corpo e riscos de doenças cardíacas.

    17. Fazer mamografia: alguns médicos afirmam que a melhor idade para fazer a mamografia é aos 40, outros dizem que o ideal é aos 50. Descubra o que o seu médico acha certo para você, baseado em sua idade e em outros fatores de risco.

    18. Consuma um pouco de gengibre: durante séculos, o gengibre tem sido usado no tratamento de uma gama de problemas estomacais. Os investigadores acreditam que seus compostos estimulam as secreções digestivas e melhoram o tônus muscular intestinal.

    19. Comer banana: ou um outro alimento rico em potássio e pobre em sódio, como uma batata cozida com a pele ou um abacate. Este tipo de alimento, além de ajudar na perda de peso e nos exercícios, pode manter a pressão arterial sob controle.

    20. Faça do sono uma prioridade: o sono pode ser o último em sua lista, mas talvez seja hora de movê-lo para cima. Novas pesquisas sugerem que a falta de sono pode perturbar o controle de açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes tipo 2.

    21. Lave as mãos: o hábito é a atitude número na prevenção de doenças como resfriados, além de manter longe outros problemas como infecções por bactérias e outros vírus.

    22. Pensar sobre a saúde da mama: para as mulheres jovens, o câncer de mama muitas vezes é uma das últimas coisas em suas mentes. Mas você pode começar a pensar em simples medidas preventivas, como a amamentação, exercícios e exames clínicos das mamas, mesmo em seu 20 e 30 anos.

    23. Escolha alimentos saudáveis: eles são itens saborosos que oferecem s mais antioxidantes, gorduras saudáveis ou outros bons ingredientes em relação à quantidade de calorias consumidas.

    24. Viver com propósito: pesquisas mostram que pessoas que são felizes e têm um propósito na vida são menos propensas a desenvolver comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer. Por que não começar jovens?

    25. Preste atenção a dores nas articulações: não há idade para desenvolver problemas nas juntas, como nos joelhos. Excesso de peso e pouca movimentação física colaboram para isso.

    26. Coma mais alho: o alho é rico em antioxidantes e ajuda a combater a inflamações, diz Carmia Borek, PhD, professor e pesquisador do departamento de saúde pública e medicina da família na Tufts University School of Medicine, em Boston, nos Estados Unidos. Ele ajuda a aumentar as defesas contra doenças e provavelmente ajuda a prevenir o câncer e melhorar a saúde do coração.

    27. Parar com certos hábitos: descubra um método que funciona melhor para você largar o vício de fumar para sempre.

    28. Comer um pouco de chocolate: comer um quarto de chocolate todos os dias, um montante igual a cerca de um ovo de Páscoa pequeno, pode reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

    29. Comer feijão e frutas: o feijão vermelho encabeça a lista dos alimentos com maior concentração de antioxidantes, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. As frutas também entram na lista de itens com o mesmo benefício.

    30. Cuidado com alimentos gordurosos: você pode ficar viciado. Um novo estudo (em ratos) sugere que o acesso irrestrito a alimentos ricos em gordura, como bacon e cheesecake, pode desencadear o mesmo tipo de comportamento compulsivo como drogas como a cocaína.








    OLHOS DE MULHER




    Olhar feminino,

    olhos de mulher,

    feliz é o homem
    que neles encontra consolo,
    triste é o homem
    que neles acha a angústia.
    Virtuais e duros promotores,
    acusadores de todas as culpas,
    ferozes predadores
    dos deslizes das paixões.
    Libertadores dos carentes de afeto,
    arquitetos dos sonhadores,
    inspiradores dos poetas ocasionais.
    Donos de umas tantas respostas,
    mas terríveis criadores
    de um maior número de interrogações.
    Posseiros de poderosa magia,
    convertendo maduros homens
    em doces e meigos meninos.
    Subjetivos aventureiros a desafiar
    a organização da exaurida razão.
    Força ou fragilidade?
    Vitoriosos guerreiros
    a conquistar os incautos
    corações masculinos,
    imaturos de emoções.
    Inquestionáveis nas suas estranhas
    e ocultas certezas,
    depositários de uma verdade essencial.
    Lumes capazes de espantar
    as sombras da amargura,
    com poder de roubar a alegria,
    ou de trazer a graça
    da sublime felicidade.
    Gilberto Brandão Marco 









    A ESSÊNCIA DA MULHER!!!

    Mulher, ser infinito,
    Que a vida faz continuar.
    Mulher, escolhida
    Para o amor complementar.
    Mulher que é prazer,
    Sentimento, dor.
    Mulher, que nutre a vida,
    Que semeia a essência
    Do prazer e do frescor!
    Mulher, que é botão:
    Ao nascer, desabrocha em flor.
    Mulher, que ensina a vida
    E faz o ser tornar-se gente...
    De sentimento, afeto e razão...
    De questionamentos e porquês.
    Organiza-se e vai à luta!
    Exemplo de coragem.
    Não se deixa (por pouco) se abalar.
    Siga em frente, mulher!
    A vitória conseguirá.
    Mulher,
    A vitória conseguirá.
    Ela foi feita para os que sabem lutar.
    Nunca aceite repressões.
    Muito menos, deixar-se explorar.
    Persiga seus sonhos.
    Não se deixe enganar.
     Luzia Carneiro Silva 


     
    27 de Julho de 2012

    Ser feliz não depende só de você!



    Parece óbvio quando a gente afirma que não tem o controle de tudo e de todos, mas, no exercício de viver, o que termina acontecendo, na maioria das vezes, é que caímos na armadilha dos paradoxos. Ou julgamos que não temos culpa de nada, como se nada pudéssemos fazer para mudar o que não nos agrada; ou agimos e criamos expectativas como se pudéssemos controlar os resultados e como se tudo, em nossas vidas, dependesse exclusivamente de nós.

    Sinceramente, vejo um lado extremamente positivo na ideia de nos responsabilizarmos por nossas escolhas e por nos sentirmos capazes de decidir o que queremos, como e quando queremos.

    No entanto, enquanto continuarmos apostando nessa postura megalomaníaca e prepotente que sugere que somos seres independentes, células soltas no universo, nosso saldo será sempre permeado por frustrações, vazio e, em última instância, infelicidade!

    Isto é, enquanto nos enxergarmos de forma radical e absoluta, apostando em rótulos como “independentes” ou “dependentes”, perderemos a preciosa chance de experimentarmos o lugar demasiadamente humano que felizmente nos cabe.

    Nem tudo, nem nada. Nem preto, nem branco. Nem cheios, nem vazios. Nem santos, nem demônios. Nem certos, nem errados. Nem bons, nem maus. Nem sozinhos, nem misturados. Sobretudo, interdependentes. Elos essenciais de uma corrente que dá forma, força e sentido para o Todo.

    É justamente essa necessidade sagrada de nos relacionarmos e trocarmos quem somos que nos torna seres candidatos à perfeição, imagem e semelhança da divindade. E é também, por essas e outras, que podemos, sim, optar entre um e outro caminho. Podemos, sim, decidir sob qual ângulo olharemos as circunstâncias de nossa existência.

    Porém, o pacote completo que compõe a vida que vivemos nunca foi, não é e nem nunca será resultado exclusivo de uma individualidade. Somos todos um. Somos parte de algo bem maior. Somos células de um organismo multidimensional atuante, pulsante e constante.

    Quem eu sou influencia -em menor ou em maior grau- quem você é! O que eu sinto reverbera e se espalha pelas entrelinhas do que você sente. E assim sendo, enquanto houver um único ser faminto, haverá também fome em mim e em você. Enquanto houver um único ser dolorido, haverá dor em mim e em você. Enquanto houver um ser perdido, haverá dúvida e confusão em mim e em você. Enquanto houver guerra em um único coração, haverá sensação de perda e destruição no meu e no seu coração.

    Claro, não estou dizendo que agora, além de tudo, somos responsáveis pelo mundo inteiro. Mas acredito, sim, que alimentar o outro é dar fim à própria fome, que aliviar a dor do outro é proporcionar alívio a si mesmo, e que nesta mesma proporção, investir na gentileza, na paciência e no acolhimento do outro, é garantir que mais e mais pessoas experimentem a plenitude pela qual tanto eu quanto você temos lutado tão acirradamente.

    E quanto mais pessoas participarem desta dinâmica, mais feliz “por nada” eu me sentirei. E você também! Menos dor, mais sensação de preenchimento, mais respostas e alternativas eu encontrarei. E você também! É quase matemático. Uma equação onde somos os números e, portanto, o resultado depende de mim… e de você também!

    Rosana Braga é Palestrante, Jornalista, Consultora em Relacionamentos e Autora dos livros “O PODER DA GENTILEZA” e “FAÇA O AMOR VALER A PENA”, entre outros. Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br