Seguidores

domingo, 22 de julho de 2012

UM SONHAR CORRETO

SONHAR
Existem pessoas que só sonham enquanto dormem, por outro lado, conheço as que sonham de várias outras maneiras: Acordadas, lúcidas, planejadoras, conscientes e, sim… também ao dormirem. Qual a diferença entre elas?
As que apenas sonham dormindo correm o sério risco de já não sentirem vontade de viver. São pessoas que muito provavelmente, foram adestradas por seus pais, pelo meio em que vivem, ou foram ignoradas, deixadas de lado, durante o seu período de formação. Elas devem ter ouvido muitas vezes: “Já te disse: não é assim que se faz. Não repita mais isso… siga as minhas instruções”. São pais sem a mínima noção acerca da individualidade dos filhos. E do preparo que estes precisam ter para a vida futura. São pais que se esquecem de passar valores, princípios comportamentais, e eles, desta forma, podem se tornar verdadeiros robôs. 
Quem é adestrado não sabe sair de uma situação não prevista. Sofre, se deprime e pode se tornar refém fácil de um traficante. Refém imediato de qualquer droga que lhe seja oferecida. A droga preenche uma falsa ausência. Na realidade, é a ausência do oco. Quando o efeito se vai, o que fica é uma dificuldade maior para se preencher o vazio da mente. Mente oca não sonha. Na primeira dificuldade encontrada em sua caminhada, de relacionamento ou profissional, o filho não sabe como se comportar. Sente medo de tudo e não tem a mínima iniciativa. Já não sonha mais.
Nossas crianças precisam ser PREPARADAS PARA A VIDA. As que sonham só dormindo não sabem que a vida é Causa e Efeito e que sonhar acordado é, e significa, pôr adubo correto em nossa caminhada. Tolher isso de uma criança é crime. Duas palavras contaminam nossos sonhos: Não e Medo. Ambas são maldosamente colocadas em nossas mentes. São verdadeiros “cupins” de nossas ações criativas, de nossos sonhos. Sonhar de dia significa ter conhecimento e sabedoria, que escapam àqueles que só sonham à noite. Neste estágio, sonhar se confunde com planejar. Mas de uma forma vibrante e tranqüila. 
Serena e calma ao mesmo tempo. Um sonhar correto e absoluto. Quem sonha acordado continua vivendo. Cresce, evolui. Sabe distinguir a diferença entre conhecer e saber. Entende que somos o que acreditamos ser. Percebe os acontecimentos à sua volta e cresce com eles. É determinado e não é mais um justificador de seus insucessos. O significado do termo provém de determinar uma ação, ou seja, é a determinação que faz toda a diferença em nossas conquistas tão sonhadas. Quem atinge objetivos jamais se posiciona como vítima e sabe que é refém da energia que ele próprio produz. Sonhar é o combustível da alma, da essência, do SER.
Saul Brandalise Jr.

Nenhum comentário: