TODA AMBIÇÃO É VAIDADE
São raros os que nas letras buscam a ciência;
o que buscam, é utilidade e aplauso;
este é objeto da vaidade, aquele da ambição;
outros há, que quando buscam as ciências,
nelas buscam tudo, não só interesse, louvor,
e aprovação dos homens, mas também
um quase domínio deles, as letras são
armas com que querem adquirir
sobre os mais homens um direito de conquista:
esta idéia ou esperança, parece
que nasce com eles, e com eles cresce.
o que buscam, é utilidade e aplauso;
este é objeto da vaidade, aquele da ambição;
outros há, que quando buscam as ciências,
nelas buscam tudo, não só interesse, louvor,
e aprovação dos homens, mas também
um quase domínio deles, as letras são
armas com que querem adquirir
sobre os mais homens um direito de conquista:
esta idéia ou esperança, parece
que nasce com eles, e com eles cresce.
Ainda estão nos primeiros
elementos das primeiras artes, quando logo
se propõe aquele intento, para este se
encaminham todos os seus passos;
das virtudes e dos vícios seguem aqueles,
que conduzem para
se propõe aquele intento, para este se
encaminham todos os seus passos;
das virtudes e dos vícios seguem aqueles,
que conduzem para
aquele fim; e assim não são virtuosos,
nem viciosos por natureza, mas por ocasião:
a natureza não os fez maus nem bons;
eles é que se fazem a si, por seguirem o que a ocasião
nem viciosos por natureza, mas por ocasião:
a natureza não os fez maus nem bons;
eles é que se fazem a si, por seguirem o que a ocasião
pede. Sempre estão prontos para deixarem a virtude e
abraçarem o vício, e também para deixarem este, e abraçarem a virtude, contanto que
disso dependa a sua elevação.
Deslealdade, fé, religião, hipocrisia,
tudo para eles vale o mesmo; olham para os vícios e virtudes, como por vários instrumentos
disso dependa a sua elevação.
Deslealdade, fé, religião, hipocrisia,
tudo para eles vale o mesmo; olham para os vícios e virtudes, como por vários instrumentos
de que um artífice perito se sabe servir a tempo,
não segundo o que a razão pede,
mas segundo o que pede a obra: para que
não segundo o que a razão pede,
mas segundo o que pede a obra: para que
ninguém os siga, nem conheça, vão desfazendo ou escondendo os degraus por onde sobem,
e só no último se mostram, mas então já têm na mão o raio,
já não são imagens de pequena consequência;
são constelações formidáveis e funestas;
àquela altura nenhum incenso chega;
o respeito mais profundo é vulgar;
o que exigem, é silêncio e adoração;
e ainda esta há de ser de longe, porque o
chegar a eles de algum modo é sacrilégio.
Os sábios venturosos, de tudo fazem asas, até das
e só no último se mostram, mas então já têm na mão o raio,
já não são imagens de pequena consequência;
são constelações formidáveis e funestas;
àquela altura nenhum incenso chega;
o respeito mais profundo é vulgar;
o que exigem, é silêncio e adoração;
e ainda esta há de ser de longe, porque o
chegar a eles de algum modo é sacrilégio.
Os sábios venturosos, de tudo fazem asas, até das
coisas mais impróprias para voar;
por isso qualquer crime neles fica sendo uma
por isso qualquer crime neles fica sendo uma
ação justa; nos outros uma culpa leve é delito atroz:
tudo tem uma multidão de aplicações, e inteligências;
estas são as que dão ser a todas as suas coisas; e todas
nas suas mãos mudam totalmente de figura; nada lhes
parece como parece aos outros; querem reformar o
mundo, pouco reformados em si;
soberba, ambição, grandeza, são os três poios,
em que se estabelecem, e se fundam; aqueles são os ídolos, a quem unicamente sacrificam, e de quem eles
são ao mesmo tempo, retratos, e originais, ídolos,
e idólatras;
Narcisos das suas ações, e sobretudo das
suas letras, eles são os primeiros que se admiram, e se aplaudem; e tudo com tal arte, que aquela
admiração sem fé, por ter neles mesmos
um princípio errado,
e suspeitoso, eles de tal sorte a espalham,
que depois de introduzida, vem a servir-lhes de título legítimo; e se há por acaso quem duvide,
já é tarde, porque na fama também cabe
prescrição;
é como uma posse, que fica sendo prova do
domínio.
(Matias Aires)
tudo tem uma multidão de aplicações, e inteligências;
estas são as que dão ser a todas as suas coisas; e todas
nas suas mãos mudam totalmente de figura; nada lhes
parece como parece aos outros; querem reformar o
mundo, pouco reformados em si;
soberba, ambição, grandeza, são os três poios,
em que se estabelecem, e se fundam; aqueles são os ídolos, a quem unicamente sacrificam, e de quem eles
são ao mesmo tempo, retratos, e originais, ídolos,
e idólatras;
Narcisos das suas ações, e sobretudo das
suas letras, eles são os primeiros que se admiram, e se aplaudem; e tudo com tal arte, que aquela
admiração sem fé, por ter neles mesmos
um princípio errado,
e suspeitoso, eles de tal sorte a espalham,
que depois de introduzida, vem a servir-lhes de título legítimo; e se há por acaso quem duvide,
já é tarde, porque na fama também cabe
prescrição;
é como uma posse, que fica sendo prova do
domínio.
(Matias Aires)
Um comentário:
O que é a fama? Um momento efêmero que não deixa marcas positivas e nem possibilita a melhoria da qualidade como ser humano. O elixir da vida é o amor transbordante em cada coração. Pois só o amor é capaz de transformar muitas vidas. Tenha um ótimo final de semana. Beijos com meu carinho e meu afeto.
Gracita
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