Seguidores

domingo, 6 de maio de 2012

FELICIDADE DE CRIANÇA


COMO FAZER SUA CRIANÇA FELIZ!!!

O estado natural de uma criança é a sorrir, basta estar junto de uma criança durante alguns minutos para ficar contagiado com a sua alegria. Claro que as crianças também se irritam, mas até aqui pode aprender uma ou duas coisas sobre a forma como elas rapidamente esquecem o motivo que as levou a alterarem o seu estado de humor. É normal que quando passa algum tempo com uma criança se comece a recordar de quando você também era criança e da vida simples e livre de preocupações que levava.
A procura da felicidade é levada a cabo por quase todos os adultos, fique então com algumas lições que as crianças lhe podem ensinar.

Viva no presente

As crianças têm uma forma fantástica de viver a sua vida, vivem apenas um momento de cada vez. Os seus sentimentos são normalmente reflexo de um acontecimento que foi despoletado num espaço temporal bastante reduzido, ou seja os seus sentimentos apenas reflectem aquilo que lhes está a acontecer naquele momento. Por vezes têm pensamentos negativos, mas é normalmente por disputas relativas aos seus brinquedos, no entanto sempre que se distraem com alguma coisa nova rapidamente se libertam desses pensamentos e emoções.

Use a imaginação

Todas as crianças usam e abusam da imaginação, quer estejam a brincar ou a fazer um desenho. Adoram “fazer de conta” e ficam sempre super encantadas com histórias de magia e coisas que são humanamente impossíveis. Mas se pensar um pouco nisso a imaginação é a semente para a alegria. Quando você se deixa levar pelos seus sonhos, são libertadas endorfinas no seu organismo que lhe dão uma sensação de prazer, quase como se já estivesse a viver aquilo que sonha.
É engraçado que em adulto nos esquecemos de usar a nossa imaginação. Na escola fomos ensinados a ser mais analíticos e a deixar de parte a imaginação. Isso fez com que ficasse-mos mais rígidos em relação aquilo que fazemos e às coisas que achamos possíveis e atingíveis. E quando as coisas não acontecem de acordo com o esperado ficamos chateados, estamos menos susceptíveis a novas possibilidades, tudo porque fomos perdendo a nossa capacidade imaginativa.

O céu é o limite

Para uma criança tudo na vida é possível. O céu é o limite, têm toda a sua vida pela frente e ainda não foram limitados a ficar conformados com o “possível” e “alcançável”, para uma criança basta sonhar e esperar que o sonho se concretize.
Lembre-se que nunca é tarde demais, pode ter 50, 60, 70 ou 120 anos, nunca é tarde demais para realizar os seus sonhos. Basta para isso que não permita que lhe digam que não é possível ou que o seu tempo já passou, não deixe que os outros limitem as suas acções. Nem muito menos se deixe conformar com o que tem, procure sempre realizar os seus sonhos. Viva sobre o lema, “alcançar o sonho ou morrer a tentar”, vai ver que qualquer que seja o obstáculo será muito mais fácil sorrir quando sente que está no caminho certo.

Dê mais valor às coisas simples da vida

As crianças estão sempre alegres porque encontram divertimento em todas as coisas mesmo nas mais simples. Uma criança fica entusiasmada apenas com uma simples borboleta, quando salta para uma poça de água ou quando vai ao McDonalds. Elas não perdem tempo a analisar as situações nem assumem o pior nas pessoas nem nas mais estranhas situações. As crianças mantêm as coisas o mais simples possível.

A melhor forma de valorizar aquilo que tem é fazendo uma lista com tudo o que tem na sua vida pelo qual está agradecido. Tente lembrar-se daquelas coisas simples mas que sem as quais você não se sentiria feliz. Normalmente são as coisas mais simples que sentimos mais falta quando passamos muito tempo longe de casa ou quando nos separamos de alguém que nos faz sentir feliz. Ser agradecido por tudo o que já tem é um grande passo para se sentir muito mais feliz.


Quando uma criança está entretida com uma qualquer brincadeira ela está APENAS e totalmente concentrada nessa actividade e para ela nada mais importa. Ela não está ao mesmo tempo a pensar no que vai fazer a seguir nem naquilo que devia ter feito.

Os adultos costumam andar permanentemente stressados porque mantêm activas na sua mente actividades passadas e futuras sem se aperceberem que aquilo que verdadeiramente interessa é o que estão a fazer nesse momento. O futuro ainda está para vir e o passado já passou não se pode mudar, apenas podemos ter uma acção efectiva sobre aquilo que estamos a fazer.



O Dia Nacional da Matemática



Motivos para estudar Matemática


A matemática está presente em diversos aspectos da vida cotidiana, por isso é muito importante


No dia 6 de maio se comemora o Dia da Matemática, também conhecido como Dia do Matemático, ou também Dia Nacional da Matemática. Uma das maneiras de comemorar este dia é resolvendo problemas e enigmas matemáticos, o que acontece especialmente nas escolas.
Comemoração quer mostrar como essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. A escolha do dia é uma homenagem ao escritor Malba Tahan, a primeira pessoa no país a tentar descomplicar a Matemática.
O objetivo dessa comemoração é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.
Origem do Dia da Matemática
O Dia da Matemática começou a ser comemorado a partir de 2004, conforme a Lei aprovado pelo congresso Nacional. A data de 6 de maio foi escolhida para ser Dia da Matemática como homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895. O Homem que Calculava, a sua obra de maior sucesso (e uma dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira em todo o mundo) já foi traduzido em doze línguas. O pseudônimo que utilizava era Malba Tahan, em quase todos os seus 69 livros de contos.
O Dia Nacional da Matemática, por enquanto, é apenas reconhecido pela SBEM, mas já existem iniciativas para incluir a data em calendários oficiais. E, além de propor a criação da data, a SBEM vai organizar e realizar eventos comemorativos. A cada ano, uma temática comum será proposta como eixo desses eventos, que poderão incluir a realização de atividades como feiras de Matemática abertas à comunidade, oficinas e palestras para professores, mostra de trabalhos de escolas, acampamentos de jovens para discussão de problemas matemáticos e apresentações teatrais.

9 motivos para estudar Matemática